https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10570
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elainecristianedesouzasantosoliveira.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278324T4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Thomaz Spartacus Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248507Y4 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Elaine Cristiane de Souza Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8137848J4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:08:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22 | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:08:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10570 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola da cidade de Ouro Branco, Minas Gerais, local de trabalho da cursista. A escola onde o projeto foi colocado em ação atende ao público de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi utilizado como recursos computadores, jogos interativos, mesas educacionais e lousa interativa. Com os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foi possível concluir que os jogos eletrônicos atualmente fazem parte da vida das pessoas e pode trazer importantes contribuições à sua formação tanto no campo intelectual/cognitivo como no campo social e afetivo. Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade, dentre outras. Os jogos eletrônicos, uma vez que ocupam lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, não podem ser ignorados no ambiente escolar. Ao contrário, podem ser utilizados numa perspectiva crítica, com bom senso, a fim de que sejam exploradas suas vantagens para a aprendizagem e que os alunos sejam capazes de lidar com possíveis influências negativas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os jogos e games como recursos metodológicos na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.