https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elainedeoliveiramoraestavares.pdf | 713.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andreia Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278324T4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Thomaz Spartacus Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248507Y4 | pt_BR |
dc.creator | Tavares, Elaine de Oliveira Moraes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:07:46Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22 | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10569 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto teórico foi desenvolvido a partir da reportagem “França proíbe celulares nas escolas públicas”, publicada pela Folha de São Paulo, em 31 de julho de 2018, tendo utilizado como recursos o celular. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto teórico foi que proibir o uso de celular em sala de aula não é a melhor opção diante de uma clientela digital que utiliza este dispositivo em todas as suas atividades diárias, pois pode afastar cada vez mais da realidade dos estudantes. Proibir o uso do celular em sala de aula pode não ser uma boa estratégia pedagógica para os professores, uma vez que os alunos de hoje são digitais e conectados. Todavia, se esse recurso for trazido para a sala de aula como um dispositivo que tem o poder de melhorar a motivação, o nível de concentração e a interação dos alunos entre si e com os conteúdos de aprendizagem, o celular pode se tornar um aliado no sentido de ser mais um apoio didático ao professor, incrementando as aulas e as pesquisas realizadas. Apesar da escola ainda não está preparada para as tecnologias, está andando a passos lentos a proibição é um caminho contrário ao desenvolvimento tecnológico. A melhor opção é chegar a um consenso onde o professor juntamente com os alunos possam criar regras que vão definir o uso celular em sala de aula. Com a participação dos pais e da supervisão pedagógica, definir um regulamento onde todos devem assinar assumindo o compromisso de cumprir todas as regras negociadas. Desta forma a educação tecnológica está sendo desenvolvida de forma coerente e a favor de todo ensino aprendizado | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Celular | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Novas linguagens e a escola o uso de celular em sala de aula proibir ou não o celular em sala de aula? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.