https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10550
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
taynaradesouzadiniz.pdf | 743.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições dos jogos digitais no processo de alfabetização no ensino fundamental |
Autor(es): | Diniz, Taynara de Souza |
Primeiro Orientador: | Sampaio, Thaís Fernandes |
Membro da banca: | Vasconcelos, Marcelo Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto por um memorial, pelo relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e por um projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino fundamental da E. E. M. Umbelina Aquino de Oliveira localizada em Conceição de Macabu, tendo utilizado jogos e outros recursos audiovisuais com objetivo de auxiliar os alunos com dificuldades específicas no processo de alfabetização e letramento. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático enfatizam a necessidade de oferecer diferentes recursos para atender as necessidades particulares de cada aluno em seu processo de aprendizagem, criando melhores condições para a construção do conhecimento e tornando prazerosa a descoberta do mundo da leitura e escrita. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Alfabetização Jogos na educação Aprendizagem significativa Ferramentas tecnológicas Dificuldades de aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10550 |
Data do documento: | 15-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.