Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10550
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
taynaradesouzadiniz.pdf743.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições dos jogos digitais no processo de alfabetização no ensino fundamental
Autor(es): Diniz, Taynara de Souza
Primeiro Orientador: Sampaio, Thaís Fernandes
Membro da banca: Vasconcelos, Marcelo Ribeiro
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto por um memorial, pelo relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e por um projeto didático desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino fundamental da E. E. M. Umbelina Aquino de Oliveira localizada em Conceição de Macabu, tendo utilizado jogos e outros recursos audiovisuais com objetivo de auxiliar os alunos com dificuldades específicas no processo de alfabetização e letramento. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático enfatizam a necessidade de oferecer diferentes recursos para atender as necessidades particulares de cada aluno em seu processo de aprendizagem, criando melhores condições para a construção do conhecimento e tornando prazerosa a descoberta do mundo da leitura e escrita.
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização
Jogos na educação
Aprendizagem significativa
Ferramentas tecnológicas
Dificuldades de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10550
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.