https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10546| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| wilianealveslopesreis.pdf | 583.78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título : | A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico | 
| Autor(es): | Reis, Wiliane Alves Lopes | 
| Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto | 
| Miembros Examinadores: | Romero, Sheila Rigante | 
| Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wiliane Alves Lopes Reis para obtenção do título de especialista. O projeto em questão teve como finalidade a importância e uso da tecnologia e jogos digitais no processo educacional. A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico tem como objetivo: demonstrar, possibilitar e investigar a importância dos jogos no processo de alfabetização. Através dos jogos digitais os alunos desenvolvem habilidades de leitura e escrita, despertando a atenção pela importância que desempenharam em todo processo educativo. Os jogos possuem um papel muito importante, pois através deles é possível momentos de interação do aluno com o seu maior interesse que é o ato de brincar. Estes proporcionam aos alunos a possibilidade de serem sujeitos num processo de aprendizagem colaborativo. Facilita a conexão entre docente e discente, tecnologias e os jogos, com uma metodologia inovadora, aumentando o envolvimento do educando na construção do conhecimento, provocando mudanças significativas em todos os processos. O trabalho foi realizado em uma escola estadual em Guanhães. Para a sua realização, trabalhou-se com uma turma de 1° e 2° ano do Ensino fundamental e foram realizadas intervenções com os eixos de linguagem, escrita e artes visuais, de forma interdisciplinar. O computador foi utilizado para o desenvolvimento das atividades, além de sites e blogs buscando jogos de interesse dos alunos. As atividades usando o lúdico valorizam os conhecimentos prévios dos alunos e estimulam a descobrir o novo, contribuindo para a elevação da autoestima dos mesmos. Na realização deste projeto, pôde-se perceber que os jogos digitais, quando inseridos no processo educacional, trazem grandes benefícios ao aprendizado, pois é um facilitador e motivador deste, desenvolvendo habilidades cognitivas, experiências de novas identidades, coordenação motora e um aprendizado por descobertas. Os jogos e brincadeiras levam as crianças a adquirirem diversas experiências, propiciam a interação com outro, organizam seu pensamento, tomam decisões, ampliam seu pensamento abstrato e procura maneiras diversificadas de jogar produzindo conhecimentos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto foram a participação, socialização e a interação por parte dos alunos. Tudo isso me trouxe experiências e novos conhecimentos profissionais, e com certeza serão conduzidos e aperfeiçoados na minha vida acadêmica. | 
| Resumen : | - | 
| Palabras clave : | Tecnologia Jogos digitais Defasagem Aprendizagem  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla de la Instituición: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10546 | 
| Fecha de publicación : | 18-dic-2018 | 
| Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
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