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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4226888Y4pt_BR
dc.creatorReis, Wiliane Alves Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T17:18:30Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2019-08-26T17:18:30Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10546-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wiliane Alves Lopes Reis para obtenção do título de especialista. O projeto em questão teve como finalidade a importância e uso da tecnologia e jogos digitais no processo educacional. A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico tem como objetivo: demonstrar, possibilitar e investigar a importância dos jogos no processo de alfabetização. Através dos jogos digitais os alunos desenvolvem habilidades de leitura e escrita, despertando a atenção pela importância que desempenharam em todo processo educativo. Os jogos possuem um papel muito importante, pois através deles é possível momentos de interação do aluno com o seu maior interesse que é o ato de brincar. Estes proporcionam aos alunos a possibilidade de serem sujeitos num processo de aprendizagem colaborativo. Facilita a conexão entre docente e discente, tecnologias e os jogos, com uma metodologia inovadora, aumentando o envolvimento do educando na construção do conhecimento, provocando mudanças significativas em todos os processos. O trabalho foi realizado em uma escola estadual em Guanhães. Para a sua realização, trabalhou-se com uma turma de 1° e 2° ano do Ensino fundamental e foram realizadas intervenções com os eixos de linguagem, escrita e artes visuais, de forma interdisciplinar. O computador foi utilizado para o desenvolvimento das atividades, além de sites e blogs buscando jogos de interesse dos alunos. As atividades usando o lúdico valorizam os conhecimentos prévios dos alunos e estimulam a descobrir o novo, contribuindo para a elevação da autoestima dos mesmos. Na realização deste projeto, pôde-se perceber que os jogos digitais, quando inseridos no processo educacional, trazem grandes benefícios ao aprendizado, pois é um facilitador e motivador deste, desenvolvendo habilidades cognitivas, experiências de novas identidades, coordenação motora e um aprendizado por descobertas. Os jogos e brincadeiras levam as crianças a adquirirem diversas experiências, propiciam a interação com outro, organizam seu pensamento, tomam decisões, ampliam seu pensamento abstrato e procura maneiras diversificadas de jogar produzindo conhecimentos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto foram a participação, socialização e a interação por parte dos alunos. Tudo isso me trouxe experiências e novos conhecimentos profissionais, e com certeza serão conduzidos e aperfeiçoados na minha vida acadêmica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectDefasagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA relevância dos jogos digitais como recurso pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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