https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10546
File | Description | Size | Format | |
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wilianealveslopesreis.pdf | 583.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4226888Y4 | pt_BR |
dc.creator | Reis, Wiliane Alves Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T17:18:30Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21 | - |
dc.date.available | 2019-08-26T17:18:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10546 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wiliane Alves Lopes Reis para obtenção do título de especialista. O projeto em questão teve como finalidade a importância e uso da tecnologia e jogos digitais no processo educacional. A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico tem como objetivo: demonstrar, possibilitar e investigar a importância dos jogos no processo de alfabetização. Através dos jogos digitais os alunos desenvolvem habilidades de leitura e escrita, despertando a atenção pela importância que desempenharam em todo processo educativo. Os jogos possuem um papel muito importante, pois através deles é possível momentos de interação do aluno com o seu maior interesse que é o ato de brincar. Estes proporcionam aos alunos a possibilidade de serem sujeitos num processo de aprendizagem colaborativo. Facilita a conexão entre docente e discente, tecnologias e os jogos, com uma metodologia inovadora, aumentando o envolvimento do educando na construção do conhecimento, provocando mudanças significativas em todos os processos. O trabalho foi realizado em uma escola estadual em Guanhães. Para a sua realização, trabalhou-se com uma turma de 1° e 2° ano do Ensino fundamental e foram realizadas intervenções com os eixos de linguagem, escrita e artes visuais, de forma interdisciplinar. O computador foi utilizado para o desenvolvimento das atividades, além de sites e blogs buscando jogos de interesse dos alunos. As atividades usando o lúdico valorizam os conhecimentos prévios dos alunos e estimulam a descobrir o novo, contribuindo para a elevação da autoestima dos mesmos. Na realização deste projeto, pôde-se perceber que os jogos digitais, quando inseridos no processo educacional, trazem grandes benefícios ao aprendizado, pois é um facilitador e motivador deste, desenvolvendo habilidades cognitivas, experiências de novas identidades, coordenação motora e um aprendizado por descobertas. Os jogos e brincadeiras levam as crianças a adquirirem diversas experiências, propiciam a interação com outro, organizam seu pensamento, tomam decisões, ampliam seu pensamento abstrato e procura maneiras diversificadas de jogar produzindo conhecimentos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto foram a participação, socialização e a interação por parte dos alunos. Tudo isso me trouxe experiências e novos conhecimentos profissionais, e com certeza serão conduzidos e aperfeiçoados na minha vida acadêmica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Defasagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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