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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico
Autor(es): Reis, Wiliane Alves Lopes
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Romero, Sheila Rigante
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wiliane Alves Lopes Reis para obtenção do título de especialista. O projeto em questão teve como finalidade a importância e uso da tecnologia e jogos digitais no processo educacional. A relevância dos jogos digitais como recurso pedagógico tem como objetivo: demonstrar, possibilitar e investigar a importância dos jogos no processo de alfabetização. Através dos jogos digitais os alunos desenvolvem habilidades de leitura e escrita, despertando a atenção pela importância que desempenharam em todo processo educativo. Os jogos possuem um papel muito importante, pois através deles é possível momentos de interação do aluno com o seu maior interesse que é o ato de brincar. Estes proporcionam aos alunos a possibilidade de serem sujeitos num processo de aprendizagem colaborativo. Facilita a conexão entre docente e discente, tecnologias e os jogos, com uma metodologia inovadora, aumentando o envolvimento do educando na construção do conhecimento, provocando mudanças significativas em todos os processos. O trabalho foi realizado em uma escola estadual em Guanhães. Para a sua realização, trabalhou-se com uma turma de 1° e 2° ano do Ensino fundamental e foram realizadas intervenções com os eixos de linguagem, escrita e artes visuais, de forma interdisciplinar. O computador foi utilizado para o desenvolvimento das atividades, além de sites e blogs buscando jogos de interesse dos alunos. As atividades usando o lúdico valorizam os conhecimentos prévios dos alunos e estimulam a descobrir o novo, contribuindo para a elevação da autoestima dos mesmos. Na realização deste projeto, pôde-se perceber que os jogos digitais, quando inseridos no processo educacional, trazem grandes benefícios ao aprendizado, pois é um facilitador e motivador deste, desenvolvendo habilidades cognitivas, experiências de novas identidades, coordenação motora e um aprendizado por descobertas. Os jogos e brincadeiras levam as crianças a adquirirem diversas experiências, propiciam a interação com outro, organizam seu pensamento, tomam decisões, ampliam seu pensamento abstrato e procura maneiras diversificadas de jogar produzindo conhecimentos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto foram a participação, socialização e a interação por parte dos alunos. Tudo isso me trouxe experiências e novos conhecimentos profissionais, e com certeza serão conduzidos e aperfeiçoados na minha vida acadêmica.
Resumen : -
Palabras clave : Tecnologia
Jogos digitais
Defasagem
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10546
Fecha de publicación : 18-dic-2018
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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