https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10528
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lanypereiradasilva.pdf | 623.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Andréa Senra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Silva, Lany Pereira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T14:21:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16 | - |
dc.date.available | 2019-08-22T14:21:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10528 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é o de propor uma intervenção pedagógica que utilize a arte visual como ferramenta de ensino-aprendizado. Essa foi elaborada tendo como público-alvo uma aluna com deficiência intelectual, em uma turma de 6º. ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com público da educação especial sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias desses alunos; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o ensino de arte visual no espaço educacional. Esta pesquisa tem como aporte teórico algumas ideias de Mantoan que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, o pensador Vygotsky, visto que esse autor discute a necessidade de os educandos aprenderem a partir de uma mediação pedagógica. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é a oferta de oficinas de artes visuais a alunos com necessidades educacionais especiais, bem como de aulas planejadas que levem em consideração suas as potencialidades e dificuldades. E, acima de tudo, possibilitar que atividades de artes visuais sejam desenvolvidas pelos alunos de forma interdisciplinar, em diferentes tempos e espaços escolares, haja vista que atividades artísticas que fomentam a criatividade e autonomia dos estudantes se constituem imprescindíveis aliadas educacionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte visual | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Relação ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso da arte na educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License