https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
suzanalimagomesnunesdesouza.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mello, Ana Paula Chaves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5690537366891727 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Suzana Lima Gomes Nunes de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6565708965339046 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:13:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:13:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A Escola Estadual Bernardo Mascarenhas é uma pequena mas tradicional instituição localizada na Zona Norte da cidade de Juiz de Fora. Embora tenha 51 anos de idade, tem pouca história documentada e pouco se fala sobre suas origens. Ao realizar um projeto de descoberta da própria escola, pretende-se valorizar a instituição como espaço físico, histórico, social e afetivo. À luz de grandes educadores brasileros como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, é necessário reconhecer tanto alunos quanto professores como atores da construção do conhecimento. Procura-se neste projeto, portanto, quebrar a apatia e contribuir para a busca por autonomia e autoestima. A metodologia denominada cartografia reinventa o modo de pesquisar uma vez que investiga processos de construção de subjetividade, ao invés de simplesmente documentar um objeto estático. “Cartografando” foi possível mapear as relações que as pessoas estabelecem entre si e com a escola que habitam, além de registrar processos de descoberta. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Abordagem triangular | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.title | Uma cartografia possível: mapeando uma escola na periferia de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License