Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
suzanalimagomesnunesdesouza.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uma cartografia possível: mapeando uma escola na periferia de Juiz de Fora
Author: Souza, Suzana Lima Gomes Nunes de
First Advisor: Mello, Ana Paula Chaves
Resumo: A Escola Estadual Bernardo Mascarenhas é uma pequena mas tradicional instituição localizada na Zona Norte da cidade de Juiz de Fora. Embora tenha 51 anos de idade, tem pouca história documentada e pouco se fala sobre suas origens. Ao realizar um projeto de descoberta da própria escola, pretende-se valorizar a instituição como espaço físico, histórico, social e afetivo. À luz de grandes educadores brasileros como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa, é necessário reconhecer tanto alunos quanto professores como atores da construção do conhecimento. Procura-se neste projeto, portanto, quebrar a apatia e contribuir para a busca por autonomia e autoestima. A metodologia denominada cartografia reinventa o modo de pesquisar uma vez que investiga processos de construção de subjetividade, ao invés de simplesmente documentar um objeto estático. “Cartografando” foi possível mapear as relações que as pessoas estabelecem entre si e com a escola que habitam, além de registrar processos de descoberta.
Abstract: -
Keywords: Cartografia
Arte-educação
Abordagem triangular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10516
Issue Date: 30-May-2019
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons