Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10505
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ericafrancodeoliveira.pdf182.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Proposta curricular de arte da rede municipal de Juiz de Fora e base nacional comum curricular de arte: um estudo comparado
Autor(es): Oliveira, Érica Franco de
Orientador: Coutinho, Andréa Senra
Resumo: O artigo pretende apresentar um objeto de pesquisa que tem por objetivo analisar, à luz dos estudos comparados, dois documentos curriculares: a Proposta Curricular de Arte da rede municipal de ensino de Juiz de Fora e a Base Nacional Comum Curricular. A análise inicial evidenciou algumas semelhanças e diferenças em relação aos pressupostos teóricos e legais dos documentos, às concepções e à organização do ensino de Arte. Existem diferenças relacionadas ao tratamento dado às linguagens artísticas que impõem importantes desafios à adequação da Proposta Curricular do município à BNCC, mas, por outro lado, há congruências que possibilitam maior diálogo entre os documentos. Sobretudo espera-se que essas análises iniciais possam auxiliar no aprofundamento das discussões e da adequação do currículo de Arte da rede municipal à BNCC.
Resumen : -
Palabras clave : Proposta curricular de arte de Juiz de Fora
Base nacional comum curricular
Estudos comparados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10505
Fecha de publicación : 30-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização Ensino de Artes Visuais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons