Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10499
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
claudioluizmotasimoesmelo.pdf2.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O ensino de arte além da sala de aula: negociações, deslocamentos e apropriações
Autor(es): Melo, Cláudio Luiz Mota Simões
Orientador: Egas, Olga Maria Botelho
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar uma experiência do ensino de Arte na Escola Estadual Francisco Bernardino, em Juiz de Fora/MG, no período entre setembro de 2016 e dezembro de 2018. Ao expor a experiência, são propostas reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem, utilizando o Hip Hop e o graffiti. Procura, ainda, contribuir, suscitando perspectivas e estratégias metodológicas de docência que reconheçam o pertencimento do aluno e do professor à escola e a necessidade de afetar e ser afetado pelo ensino de Arte. Trata-se do resultado acadêmico sobre uma prática que exigiu a pesquisa da própria ação, consolidando-se,neste artigo, escrito em primeira pessoa, que convida o leitor a navegar nessa experiência e lança questões para produções acadêmicas futuras.
Resumen : -
Palabras clave : Graffiti
Hip Hop
Ensino de arte
Relato de experiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10499
Fecha de publicación : 30-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização Ensino de Artes Visuais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons