Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10492
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrearesendearrielporfirio.pdf257 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437842D3pt_BR
dc.creatorPorfírio, Andréa Resende Arriel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428179Z9pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-21T16:55:12Z-
dc.date.available2019-08-14-
dc.date.available2019-08-21T16:55:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10492-
dc.description.abstractThis article refers to an exploratory research which objective is to enlarge the debate about Art classes. It highlighted and observed the daily life of these classes and make a parallel with the teachers' practice, enroling their perceptions, obstacles and working methods. The research was developed based on data collection, through questionnaires and interviews with a group of 11 (eleven) Art teachers from the city of Varginha, Minas Gerais. Starting at this material, we proceed analyzes and reflections based on a brief bibliographical research about the trajectory of Arts teaching in Brazil. The focus of this work is the classes in state schools of the city in the segments of Elementary School, final years, High School and Education of Youths and Adults on the space that the Visual Arts occupies within the planning of Art classes.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória cujo objetivo visa ampliar o debate sobre as aulas de Artes. Destacamos e observamos o cotidiano dessas aulas e fazendo um paralelo com a prática dos docentes, listando suas percepções, obstáculos e métodos de trabalho. A pesquisa foi desenvolvida com base no levantamento de dados, através de questionários e entrevistas junto a um grupo de 11 (onze) docentes de Artes da cidade de Varginha, Minas Gerais. A partir desse material, procedemos análises e reflexões pautadas por uma breve pesquisa bibliográfica em torno da trajetória do ensino das Artes no Brasil. No trabalho o foco são as aulas em escolas estaduais da cidade nos segmentos do Ensino Fundamental, anos finais, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos sobre o espaço que as Artes Visuais ocupa dentro do planejamento das aulas de Artes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAulas de artespt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise comparativapt_BR
dc.subjectVarginha (MG)pt_BR
dc.subjectArt classespt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectComparative analysispt_BR
dc.subjectVarginha (MG)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleAnálise comparativa das aulas de artes na cidade de Varginha, Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização Ensino de Artes Visuais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons