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Type: Dissertação
Title: Fatores intraescolares e os resultados do PROEB em Matemática: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Minas Gerais
Author: Aguiar, Hélder Lomba
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Aguiar, Glauco da Silva
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Neste estudo foi investigado os fatores intraescolares que podem influenciar os resultados do desempenho escolar, no conteúdo de matemática, dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da cidade de Cataguases. Os objetivos definidos para a pesquisa foram descrever as políticas públicas de avaliação externa aplicadas no estado de Minas Gerais através do Simave, com a finalidade de compreender quais fatores intraescolares podem estar influenciando o desempenho escolar dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na disciplina de matemática, nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2016; analisar elementos sobre a gestão escolar e sua equipe, relação professor/aluno, através da observação, grupos focais, entrevistas e questionários com os alunos, sobre os fatores que estão impactando o desempenho escolar; e propor que nos outros conteúdos e em todos os anos do Ensino Fundamental sejam praticadas as ações que influenciaram os resultados da disciplina de matemática, contribuindo, assim, para melhorar o desempenho escolar dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e como metodologia de pesquisa foi feita a análise de registros documentais da escola, de sites oficiais, entrevista com a equipe gestora, questionário com os especialistas e grupo focal com seis professores de matemática do Ensino Fundamental. As análises foram construídas com base nos referenciais teóricos de Soares (2004; 2007), Soares, Alves e Mari (2002) Lück (2010), Candian e Rezende (2012; 2013a; 2013b), Franco e Bonamino (2005) e Franco et al. (2007), Mesquita (2009), Romero, Marri e Canguçu (2014), Nóvoa (1992a), Rodrigues (2015). Os resultados indicaram que a gestão organizacional da escola busca exercer, dentro das possibilidades, uma gestão participativa; que o Clima Organizacional é um fator que deve ser foco de atenção na escola, uma vez que um bom clima escolar permite bons relacionamentos e favorece o diálogo na escola e, por fim, a necessidade de formação continuada em serviço para os profissionais da escola.
Abstract: The present research was developed within the scope of the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). In this study we investigated the intra-school factors that may have an influence on the results of school performance, in the subject of mathematics, of the students of the 9th grade of an Elementary School in the city of Cataguases. The goals defined for the research were; 1) to describe the public policies of external evaluation applied in the state of Minas Gerais through the Simave, in order to understand which intraschool factors may be influencing the school performance of the students of the 9th grade elementary school in the mathematics subject in the years 2011, 2012, 2013, 2014 and 2016; 2) to analyze elements about the school management and its team, teacher / student relationship, through observation, focus groups, interviews and questionnaires with the students, about the factors that are impacting their school performance; and to propose that in the other subjects and in all the years of elementary school the actions that influenced the results of the mathematics discipline be practiced, thus contributing to improve the scholastic performance of all the students. To achieve that purpose, we carried out a qualitative research as a case study, and as research methodology were applied: the analysis of school records, official websites, interviews with the management team, questionnaire with the specialists and a focus group of six elementary school mathematics teachers. The analyzes were based on the theoretical references of Soares (2004; 2007), Soares, Alves e Mari (2002) Lück (2010), Candian and Rezende (2012, 2013a; 2013b), Franco and Bonamino (2005) and Franco et al. 2007), Romero, Marri and Canguçu (2014), Nóvoa (1992a), Rodrigues (2015). The results indicated that the organizational management of the school seeks to exercise, within the possibilities, a participative management; that the Organizational Climate is a factor that should be a focus of attention in the school, since a good school climate, allows good relationships and allows dialogue and, finally, the need for continuous service training for school professionals.
Keywords: Clima escolar
Formação de professores
Gestão organizacional
Avaliação externa
School climate
Teacher training
Organizational management
External evaluation
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10206
Issue Date: 30-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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