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dc.contributor.advisor1Coutinho, Iluska-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2pt_BR
dc.contributor.referee1Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0pt_BR
dc.contributor.referee2Dalmonte, Edson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766308E7pt_BR
dc.creatorPereira, Renata Venise Vargas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208796Z0pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:29:54Z-
dc.date.available2016-03-23-
dc.date.available2016-04-24T02:29:54Z-
dc.date.issued2013-03-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1014-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate how the changes in the presentation scene of television news, which include the withdrawal of the news desk as the main scenic element and the movement and positioning of the anchorperson in the studio, are attempts to get closer to the viewer, to establish bonds of belonging and relationships of identity with its audience. In empirical research we evaluated the changes adopted by MGTV 1st Edition, aired by Integration TV of Juiz de Fora, station affiliated to Globo TV. It interested us to see if the fall of the news desk broke the obstacles, the barriers between enunciator and enunciatee. We also proposed to observe weather the new scene utilized resources like staging and informality to create a climate of affection and intimacy between anchors, reporters and the advisors that circulate in the scenario, aiming to strengthen the simulacra of interactivity and effects of presence. The study was based on the contemporary concept of identities and their crises to reveal how the media, in particular the television, take ownership of this fragmented environment to provide elements in the process of identification and identity reconstruction. We approached in this research the relations of the TV, the television news, the anchorpersons and the new scene, in the construction of a dialogical relationship with the audience. The methodology is founded on the analysis of the television news, taken as the object, as in the ways of the offer of information and interpellation of the audience. Through the dramaturgy of television journalism and the textual analysis, we evaluated the weight that each enunciator takes over the possibility of movement established with the space provided by the news desk. For this, we went up the path toward the observation of the individuals’ behavior and their interactions in the scene, their dialogue with the viewer, and how they appropriate the movement in the scene for their presentification toward the audience. From the formation of a focal group, it was intended to incorporate the opinions of the recipient regarding the changes experienced. Based on this insight, we intend to understand the linkages of belonging that the television news weaves with the public and the perception that the viewers have of the approximation strategies adopted by the broadcaster / program. The clipping set encompassed eleven programs ranging from the premiere and the first year of implementing the change in the form of presentation in a local television news, produced and aired on a broadcast of a medium- sized city in the Zona da Mata area, in the state of Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como proposta investigar como as alterações na cena de apresentação do telejornal, que incluem a retirada da bancada como o principal elemento cênico e a circulação e posicionamento do apresentador no estúdio, constituem tentativas de aproximação com o telespectador, estabelecer vínculos de pertencimento e relações identitárias com seu público. Na pesquisa empírica avaliou-se as alterações adotadas pelo MGTV 1ª Edição, veiculado pela TV Integração de Juiz de Fora, emissora afiliada à TV Globo. Interessou-nos perceber se a queda da bancada rompia os obstáculos, as barreiras, entre enunciador e enunciatário. Também nos propusemos a observar se a nova cena utilizou-se de recursos como a encenação e a informalidade para criar um clima de afetividade e intimidade entre os apresentadores, os repórteres e os especialistas que circulam no cenário, objetivando fortalecer os simulacros de interatividade e efeitos de presença. O estudo baseou-se no conceito contemporâneo de identidades e suas crises para revelar como os meios de comunicação, em especial, a televisão, se apropriam desse ambiente fragmentado para fornecer elementos no processo de identificação e reconstrução identitária. Abordamos nesta pesquisa as relações da TV, do telejornalismo, dos apresentadores e da nova cena na construção de uma relação dialógica com a audiência. A metodologia se alicerça na análise do telejornal, tomado como objeto, a partir das formas de oferta de informação e interpelação do público. Por meio da dramaturgia do telejornalismo e da análise textual, avaliou-se o peso que cada enunciador assume diante da possibilidade de circulação instaurada com o espaço cedido pela bancada. Para isso, percorreu-se o caminho em direção à observação do comportamento dos sujeitos e suas interações na cena, seus diálogos com o telespectador e como eles se apropriam da movimentação no cenário para sua presentificação junto à audiência. A partir da formação de um grupo focal, pretendeu-se incorporar as opiniões da recepção acerca das transformações experimentadas. Partindo dessa percepção pretendemos compreender os vínculos de pertencimento que o telejornal tece com o público e a percepção que os telespectadores têm das estratégias de aproximação adotadas pela emissora/programa. O recorte estabelecido englobou onze programas compreendidos entre a estreia e o primeiro ano de implantação da mudança na forma de apresentação em um telejornal local, produzido e veiculado em uma emissora de uma cidade de porte médio da Zona da Mata Mineira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectQueda da bancadapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTelevision journalismpt_BR
dc.subjectFall of the news deskpt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA queda da bancada e as mudanças na cena de apresentação dos telejornais: em busca da identidade e aproximação com o telespectador – uma análise do MGTV Primeira Ediçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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