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dc.contributor.advisor1Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5pt_BR
dc.contributor.referee1Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772138J6pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cícero Inacio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706930D2pt_BR
dc.creatorPraça, Gabriella Martins da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4493742H7pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:28:37Z-
dc.date.available2016-03-23-
dc.date.available2016-04-24T02:28:37Z-
dc.date.issued2013-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1011-
dc.description.abstractInformation technology is present in many different areas of contemporary life. As embedded part of social, economic and cultural systems, software influences the way people interact with each other and with the environment. Ubiquitous computing has challenged the research in communication technologies to rethink many of the traditional definitions in the area. Computer programs for content creating and editing provide the hybridization between different formats, languages and aesthetics, what engenders new media species. The boundaries between user and producer of content, men and machines, 'physical' space and "virtual" dimension have also become increasingly fluid, or even nonexistent. Furthermore, the possibilities of sensory-cognitive expansion offered by communication technologies have led researchers to question even the concept of "human being." This work discusses some of the social changes brought about by ubiquitous computing, from the perspective of software studies. The application for smartphones Foursquare was the subject of an empirical study, done from interviews with its users. In the approach, issues such as space exploration from mobile communication devices, interaction between users, recommendations on the internet and gamification were discussed. The results point to a reality in which people not only choose which kinds of media they want to consume, but customize the use of the tools available, in order to give them an unique and personalized utility.pt_BR
dc.description.resumoO mundo contemporâneo é marcado pela forte presença da informática nas mais diversas esferas da vida. Como elemento embutido em sistemas sociais, econômicos e culturais, o software interfere na maneira como os indivíduos se relacionam entre si, consigo próprios e com o meio à sua volta. Nesse sentido, a computação ubíqua tem desafiado a pesquisa em tecnologias da comunicação a repensar muitas das tradicionais definições na área – a começar pela própria mídia. Os atuais programas computacionais de criação e edição de conteúdo propiciam a hibridização entre distintos formatos, linguagens e estéticas, originando novas espécies midiáticas. Também têm se tornado cada vez mais fluidas, ou mesmo inexistentes, as fronteiras entre usuário e produtor de conteúdo, homens e máquinas, espaço “físico” e dimensão “virtual”. Além disso, as possibilidades de expansão sensório-cognitiva abertas pelas novas tecnologias de informação e comunicação têm instigado o questionamento do próprio conceito de “ser humano”. Este trabalho discute algumas das transformações sociais provocadas pela computação ubíqua, a partir da perspectiva dos software studies. O aplicativo para smartphones Foursquare foi objeto de estudo empírico, feito a partir de entrevistas com usuários do serviço. Na abordagem, foram discutidas questões como exploração do espaço físico a partir de dispositivos móveis de comunicação, interação entre usuários, recomendações publicadas na rede e gamificação. Os resultados apontam para um cenário no qual as pessoas não apenas elegem quais mídias consumir, mas personalizam o uso das ferramentas disponíveis, de forma a conferir-lhe utilidade única e individualizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação ubíquapt_BR
dc.subjectHibridização midiáticapt_BR
dc.subjectCiborguept_BR
dc.subjectProdusagept_BR
dc.subjectFoursquarept_BR
dc.subjectUbiquitous computingpt_BR
dc.subjectMedia hybridizationpt_BR
dc.subjectCyborgpt_BR
dc.subjectProdusagept_BR
dc.subjectFoursquarept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSem fronteiras para o check-in: computação ubíqua, hibridizações e o aplicativo Foursquarept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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