https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10107
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
athenamenezesferreira.pdf | 386.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bicalho, Walter Alexandre Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Athená Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T17:05:44Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T17:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10107 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo (a) candidato (a) ao título de especialista. A pesquisa tem como objetivo verificar como são utilizadas as novas tecnologias da informação e comunicação na sala de aula investigando se, sua utilização ocorre de maneira adequada, bem como a importância dos docentes em transformá-las em recursos pedagógicos eficientes. O projeto didático foi desenvolvido no local de trabalho do (a) cursista, tendo utilizado como recursos a aplicação de questionários aos professores acerca do tema o uso das TICS em sala de aula. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram muito relevantes. Em síntese, conclui-se que a utilização das TICs em sala de aula com uma metodologia adequada pode vir a contribuir para aulas mais interessantes e efetivas. Porém, ter tecnologias disponíveis não significa ter qualidade, para que a tecnologia ou demais ferramentas disponíveis na escola favoreçam a aprendizagem é necessário planejar e articular o seu uso com o contexto trabalhado em sala de aula, causando nos alunos expectativas, motivação para que se tenha sucesso. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso sobre a utilização das TICs pelo corpo docente de uma escola da rede estadual de Lagoa Santa/MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.