https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10101
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
waniaaparecidalimadearaujolacerda.pdf | 572.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Joyce Keli do Nascimento | - |
dc.creator | Lacerda, Wânia Aparecida Lima de Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:38:53Z | - |
dc.date.available | 2019-05-21 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10101 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Wânia Aparecida Lima de Araújo Lacerda, candidata ao título de especialista. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais, com alunos concluintes do terceiro ano do Ensino Médio e quatro professores da turma, tendo utilizado como recursos computadores e smartphones. Os estudantes utilizaram o aplicativo “Eis a questão”, desenvolvido pelo projeto “A ciência que fazemos” da UFJF, que revelou aos jogadores que existe ciência em todos os campos da vida, desmistificando o fazer científico, além de ter mostrado com qual área de conhecimento os futuros estudantes têm mais afinidade, servindo como uma espécie de teste vocacional. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram positivos, pois mais da metade dos jogadores conseguiu identificar com qual área de conhecimento apresenta maior afinidade, sendo este um fator importante na tomada de decisões na hora de escolherem seu curso superior, por meio de uma competição saudável, que envolveu também a cooperação, promovendo momentos de descontração e motivação dias antes do ENEM. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | Competição | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos na identificação da afinidade por área de conhecimento de alunos concluintes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.