https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10088
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
daniloamaraldafonseca.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação do administrador e a construção de sua identidade: um estudo de caso na Universidade Federal de Juiz de Fora |
Autor(es): | Fonseca, Danilo Amaral da |
Primeiro Orientador: | Ésther, Angelo Brigato |
Membro da banca: | Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e |
Membro da banca: | Gurgel, Cláudio Roberto Marques |
Resumo: | No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) aponta os princípios básicos que devem nortear a formação superior, determinando, como suas finalidades, o estímulo à educação cultural, o pensamento reflexivo e o desenvolvimento do espírito científico. No entanto, cada curso possui suas próprias orientações, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Além disso, cada instituição de ensino superior tem a liberdade de elaborar um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para cada um de seus cursos. Em tese, pressupõe-se certo alinhamento entre o que preconizam a LDB, as DCN e os PPC dos cursos, de modo a constituir um currículo e uma formação coerente com os preceitos que os embasam. A graduação constitui parte – não obrigatória, diga-se de passagem – da formação profissional e, igualmente, da identidade profissional. Por definição, a identidade envolve autoconceitos e definições de si, bem como a atribuição de si por parte de outros (DUBAR, 2005). Assim, a presente pesquisa visa analisar esta “etapa”, por assim dizer, da construção da identidade do administrador no Brasil. O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel da universidade na construção da identidade do administrador profissional sob a ótica dos graduandos e professores do curso. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que utilizou a aplicação de questionários e a realização de entrevistas como métodos de coleta de dados. Na análise dos dados, utilizou-se tabulação no software SPSS para os questionários e o método de análise de conteúdo para as entrevistas. Dentre os resultados, destaca-se que a regulamentação vigente atribui ao administrador uma identidade predominantemente orientada para o mercado, numa concepção empresarial. Os estudantes ainda compartilham predominantemente da visão hegemônica, orientada para o mercado, em consonância com o prescrito pelas DCNs e, em boa medida, pelo próprio PPC. Entre os professores, é nítido o conflito de racionalidades, valores e visões de mundo acerca dos conhecimentos a serem ensinados nos cursos de administração. Observou-se que há algumas semelhanças entre o que as instituições afirmam sobre a identidade do administrador e o que os professores e os próprios estudantes afirmaram, como, por exemplo, a visão hegemônica. |
Abstract: | Brazil’s National Education Guidelines and Framework Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB) outlines the basic principles that should guide higher education, specifying as its purposes the promotion of cultural education, the encouragement of reflection, and the development of the scientific mind. However, every course has its own National Curriculum Guidelines (Diretrizes Curriculares Nacionais, DCNs). Besides, every higher education institution is allowed to formulate an Educational Project Course (Projeto Pedagógico de Curso, PPC) for each one of its courses. In theory, the LDB and the courses’ NCDs and PPCs are supposed to be similar in order to build a curriculum and provide academic training consistent with the outlined precepts. Undergraduate education is a—non-compulsory—part of both vocational training and professional identity. By definition, identity involves self-concepts, self-definitions, as well as attributions of the self by others (DUBAR, 2005). Thus, this research aims to analyse this “stage,” so to speak, of the Business Management professional’s identity construction in Brazil. The general goal of this work is to understand the role played by universities in the identity construction of Business Management professionals from the perspective of course undergraduates and teachers. It is predominantly qualitative research, characterised as a case study, which uses questionnaires and interviews as data collection methods. Regarding data analysis, we used tabulation on SPSS software for questionnaires and applied the content analysis methodology for interviews. Among the results, it should be noted that the current regulation encourages a predominantly market-oriented, corporate-centred identity for Business Management professionals. Students still mainly share the leading, market-oriented view, in line with what is prescribed by the DCNs and, to a large extent, by the PPC itself. Among teachers, there is an apparent conflict of rationales, values and world views regarding the content that should be taught in Business Management courses. We have perceived some similarities between what institutions claim to make up the Business Management professional identity and what teachers and students themselves have stated, such as the predominant view. |
Palavras-chave: | Identidade Currículo Formação Administração Identity Curriculum Education Business management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10088 |
Data do documento: | 5-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.