https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10084
File | Description | Size | Format | |
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liliavaleriadelimabergami.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Reginaldo Fernando | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Daniel Eveling da | - |
dc.creator | Bergami, Lília Valéria de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T16:01:14Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22 | - |
dc.date.available | 2019-05-31T16:01:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10084 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e do projeto didático. O projeto didático foi desenvolvido em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, local de trabalho da autora. A escola localiza-se na região central da cidade, considerada de porte médio, atendendo crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Possui um espaço satisfatório com quadra de esportes, biblioteca, refeitório, sala de informática, 11 salas de aula e completou 111 anos de existência em 2018. As atividades do projeto foram realizadas em uma turma de 5º ano e também com um aluno que necessita de Atendimento Educacional Especializado de uma turma de 2º ano. Foram utilizados variadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relacionadas ao conceito de gamificação na realização das atividades. Os recursos utilizados em relação às TICs foram internet, datashow, jogos digitais e também quebra-cabeças. Os resultados obtidos propiciaram aos alunos atitudes mais competitivas e contato com as tecnologias, transformando as atividades em algo mais interessante e dinâmico, com o que concluímos que os alunos gostaram das situações propostas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Jogos digitais e gamificação no ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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