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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação como prática escolar
Autor(es): Nascimento, Rodrigo Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Membro da banca: Bicalho, Walter Alexandre
Resumo: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido por Rodrigo Silva Nascimento, candidato ao título de Especialista. O objetivo deste projeto é conceituar o que é gamificação dentro do ambiente escolar, objetivando maneiras práticas de ensino, propondo algumas estratégias práticas de gamificação na escola, para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em um método colaborativo com os elementos de games em atividades da disciplina Educação Física, trazidas para a vida real dos alunos. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Zumbi de Palmares, na cidade de Governador Valadares, nos espaços abertos, como quadra e pátio, bem como na sala temática de dança na qual foram utilizados recursos como datashow, notebook, smartphones e aplicativos. A proposta apresenta atividades educativas gamificadas que buscam um modelo interdisciplinar a fim de reforçar a aprendizagem de modo divertido, buscando a interação, a cooperação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento. Traz imagens das atividades criativas que visam o uso das tecnologias e dispositivos tecnológicos contribuintes para a informação e comunicação no ato de aprender brincando e certificando o conhecimento que é proposto pela escola e pelo professor, por meio de regras, motivações, etapas e bonificações, bem como o aprender com o erro, focando no acerto.
Abstract: -
Palavras-chave: Aprendizagem
Gamificação
Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10081
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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