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dc.contributor.advisor1Berkenbrock, Volney-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Junior, Robert Daibert-
dc.contributor.referee2Caputo, Stela Guedes-
dc.creatorSantos, Lucineide Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T16:21:14Z-
dc.date.available2019-05-17-
dc.date.available2019-05-22T16:21:14Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10067-
dc.description.abstractThis work is an ethnographic and theoretical research on ethics in candomblé. The research took over as point of departure the existence not only of an ethic in the terrace, but also with in the wider society. Initially, in the first chapter, we bring an overview of the discussion about the topic of ethics in candomblé: on the one hand, the authors who believe that the candomblé is an un-ethics religion and, on the other hand, authors who defend he is a ethics religion. Later, in the second chapter, we present theories and authors who subsidized our field research. Finally, in the third chapter, it’s made a description of our Ethnography about the existence of everyday ethics in candomblé. It appears to be an ethic of care and responsibility in candomblé, which has as its foundation the axé and the cycle of the donation; and argues that the ethics is embedded by supporters in your religious experience and that is activate, in everyday life, "beyond the walls of the terraces".pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma investigação teórica e etnográfica sobre uma ética no candomblé. A pesquisa assumiu como questão de partida a existência não apenas de uma ética dentro do terreiro, mas também com efeitos sobre a sociedade mais ampla. Inicialmente, apresenta-se, no primeiro capítulo, um panorama da discussão do tema da ética no candomblé trazendo, de um lado, os autores que consideram que ele é uma religião aética e, de outro, autores que defendem haver uma ética nessa religião. Prossegue-se, no segundo capítulo, com uma apresentação de teorias e autores que subsidiaram a pesquisa de campo. Por fim, no terceiro capítulo, faz-se uma descrição de nossa etnografia sobre a existência de uma ética cotidiana no candomblé. Conclui-se haver uma ética de cuidado e de responsabilidade no candomblé, que tem como fundamento o axé e o ciclo da dádiva; e defende-se que ela é incorporada pelos adeptos em sua experiência religiosa e que é acionada, na vida cotidiana, “além dos muros do terreiro”pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.subjectDádivapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectCarept_BR
dc.subjectResponsabilitypt_BR
dc.subjectGiftpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAlém dos muros dos terreiros: relacionalidade, corporificação e cuidado na ética do Candomblépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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