Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10018
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karinegabriellefernandes.pdf17.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Diálogos a partir do veganismo: a questão animal e sua abordagem em documentos oficiais para a educação infantil
Author: Fernandes, Karine Gabrielle
First Advisor: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Co-Advisor: Reis, Rita de Cássia
Referee Member: Lopes, José Guilherme da Silva
Referee Member: Pinheiro, Paulo César
Resumo: Pensar o veganismo e a educação, ainda que sejam temas pouco abordados no meio acadêmico, se torna cada vez mais coerente conforme o passar do tempo. Nesta pesquisa, procurei discutir o significado, principais fundamentos, a ótica do carnismo, histórico e vertentes que perpassam o movimento vegano mundial e brasileiro. Sua relação com a educação é esclarecida em seguida, apresentando o que a literatura analisada traz sobre o papel da instituição escolar na perpetuação da ideologia dominante, sobretudo no início da fase escolar. Apresento, ao finalizar meu embasamento teórico, uma revisão articulada em periódicos e eventos cujos temas abarcam, prioritariamente, educação, ensino, ambiente, ciências sociais, saúde, comunicação, ciências e interdisciplinaridade. Minha questão de pesquisa está associada a se a filosofia vegana, considerando o papel cultural escolar, é apresentada ou silenciada no contexto da Educação Infantil por meio de seus documentos oficiais norteadores. O objetivo geral é analisar documentos oficiais para a Educação Infantil em busca de compreender as possibilidades de diálogo com a questão animal. Para tanto, ao aproximar a filosofia tida pelo veganismo, em sua máxima de buscar excluir todas as formas de exploração e crueldade com os animais, e a instituição escolar como campo de disputas ideológicas, parti da análise documental como referencial metodológico. Foram selecionados sete documentos oficiais, dentre eles leis, resoluções, portarias, normativas, parâmetros e propostas, responsáveis por nortear a Educação Infantil nos âmbitos nacional e do município de Juiz de Fora – MG. Como critério para a exploração dos documentos, optei pela Análise de Conteúdo descrita por Bardin, capaz de fornecer a superação da incerteza através da validação do conteúdo da mensagem, ou seja, se o que eu julgo ver na mensagem está efetivamente contido nesta, e o enriquecimento da leitura, cujo olhar imediato, espontâneo e fecundo se tornará ainda mais produtivo a partir da leitura atenta. Dentre os resultados encontrados, foi possível considerar que o carnismo enquanto hegemonia possui formas ideológicas e de poder para se propagar nas mais diversas comunidades e instituições, o que inclui a escolar. Existem, entre os documentos, contradições quando à alimentação, o cuidado ao animal e o que se considera ideologia. Apesar disso, demonstra-se haver espaço para a discussão do veganismo enquanto estilo de vida e cultura de determinadas famílias e comunidades.
Abstract: Thinking about veganism and education, even though they are subjects seldom related inside the academia, becomes more and more coherent with the passing of time. In this research, I sought to discuss the meaning, the main foundations, the carnist viewpoint, the history and the main strands that define the Brazilian and international vegan movement. Its relation with education is clarified next, presenting what the analysed literature has about the role of the school in the perpetuation of the dominant ideology, above all in preschool years. I present, in finishing my theoretical background, an articulated revision of papers and events whose themes encompass, primarily, education, teaching, environment, social sciences, health, communication, sciences and interdisciplinarity. The question of my research is if the vegan philosophy, considering the cultural role of educational institutions, is presented or silenced in the context of preschools by means of its official guidance and documents. The general objective is to analyse official preschool documents in order to comprehend the possibilities of dialogue with the animal question. For such, when approximating the vegan philosophy, along with its principle of seeking to eliminate all forms of animal exploitation and cruelty, to the educational institution as a field of ideological dispute, I set off using documental analysis as a methodological reference. Seven official documents were selected, among them laws, resolutions, ordinances, regulations, parameters and proposals, responsible for directing preschools in national scope as well as local, in the Brazilian city of Juiz de Fora – MG. As criteria for the exploration of documents, I opted for the Content Analysis described by Bardin, able to overcome the uncertainty through the validation of the content of the message, that is, if what I deem to be present in the message is effectively contained in it, and the enrichment of the reading, whose immediate onlook, spontaneous and fertile, will become yet more productive in the attentive reading. Among the results found, it was possible to consider that carnism as hegemony has ideological and power forms to spread itself in the most diverse communities and institutions, including schools. Between the documents, there are contradictions pertaining nutrition, animal care and what is considered ideology. Despite that, existence of space is demonstrated for the discussion of veganism as a lifestyle and culture of some families and communities.
Keywords: Educação infantil
Ideologia
Questão animal
Veganismo
Valores
Preschool
Ideology
Animal question
Veganism
Values
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10018
Issue Date: 11-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.