https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10003
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
giselefranciscadasilvacarvalho.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | A configuração do trabalho docente em face às contrarreformas da educação: um estudo sobre os professores da rede estadual de Minas Gerais em São João Del- Rei |
Autor(es): | Carvalho, Gisele Francisca da Silva |
Primeiro Orientador: | Martins, André Silva |
Membro da banca: | Calderano, Maria da Assunção |
Membro da banca: | Oliveira, Daniela Motta de |
Membro da banca: | Shiroma, Eneida Oto |
Membro da banca: | Portes, Écio Antonio |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o trabalho dos professores da rede estadual de Minas Gerais (MG) diante das contrarreformas educacionais iniciadas na década de 1990. O objetivo geral é analisar a configuração do trabalho dos professores do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual de educação, especificamente no município de São João del-Rei (SJDR), no contexto do processo de contrarreformas educacionais no estado de MG. A pesquisa tem como base epistêmica o materialismo histórico dialético, considerando as formulações de Karl Marx, Karel Kosik e Edward Palmer Thompson. A metodologia da investigação foi estruturada pela combinação de técnicas, envolvendo a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e o survey aplicado em uma amostra de 203 professores da educação básica da rede estadual de SJDR, contendo questões objetivas e dissertativas. Além de conceitos de autores marxistas que abordam a problemática do trabalho e da política educacional, o estudo contém três categorias de conteúdo para análise do corpus documental e dos questionários. São elas: profissionalização; profissionalidade; identidade profissional do trabalhador docente. O estudo revela que há um movimento internacional de contrarreforma da educação em curso que se materializa nas políticas educacionais de MG desde os anos de 1990 e concluiu que: (I) os elementos da contrarreforma da educação estão presentes na política educacional mineira e nas escolas investigadas, com destaque para o gerencialismo, a pressão em relação à aprovação e reprovação dos alunos, a excessiva cobrança em relação aos resultados nas avaliações oficiais, o controle do professor via avaliação de desempenho e fragmentação e heterogeneidade dessa categoria; (II) os professores formados nas instituições públicas e concursados são os mais resistentes e críticos à contrarreforma expressa na política educacional mineira e os que mais se identificam com as lutas sindicais; (III) os professores identificam que a profissão docente perdeu prestigio social e reconhecem que as políticas dos governos de MG contribuíram para isso; (IV) os professores identificam que o conhecimento sistematizado na forma de conteúdo escolar vem perdendo espaço e importância no cotidiano da escola tal como delineado pelo processo de contrarreforma traduzido nas políticas educacionais; (V) ao elencarem as principais características que deve compor o perfil docente na atualidade, os professores reproduziram termos que são representativos de contrarreforma da educação com destaque para a afirmação do individualismo e do neoprodutivismo na educação. Diante do processo de contrarreforma da educação, o estudo constata que os professores estão sendo desafiados a defenderem a escola pública, como instância de socialização do conhecimento historicamente acumulado, e a preservarem a natureza e a especificidade do trabalho docente. |
Abstract: | This research investigates the work of state school teachers in Minas Gerais – Brazil, considering the educational counter-reformations that emerged in the 1990s. The main purpose of this study is to analyze the configuration of teaching in elementary and secondary education in state schools located in the municipality of São João del-Rei (SJDR) under the counter-reformations process. The research’s epistemic foundation rests on historical-dialectical materialism taking into account Karl Marx, Karel Kosik and Edward Palmer Thompson’s theories. The methodology combined techniques, such as documentary research, bibliographic research and an open-ended and multiple-choice survey of 203 teachers of São João del-Rei. In addition to the Marxist concepts of labor and educational policy, the corpus analysis is also based on three content categories: professionalization; professionalism; teacher’s professional identity. The study reveals that there has been an international counter-reformation tendency in education, which has been affecting Minas Gerais educational policy since the 1990s. The research also concludes that: (I) the counter-reformation elements are present in Minas Gerais educational policy and in the schools investigated. Among such elements, we could highlight: the managerialism, the pressure upon students’ failure and success, the undue exigencies towards the official assessments results, the control over teachers carried out by performance evaluation and the fragmentation and heterogeneity of this category; (II) the teachers that graduated from public schools and that were hired through civil service examinations are the most resistant and critical to the educational counter-reformation in Minas Gerais state. They are also the ones who empathize the most with trade union movements; (III) In the teachers’ perspective, the profession has lost its social prestige and they believe that Minas Gerais government policies have contributed to that; (IV) The teachers have noted that the systematization of knowledge in curriculum content has been losing its importance in school as the counter-reformation policies have shown; (V) When the teachers were asked to list the main traces of contemporary teachers’ profile they chose counter-reformation representative concepts such as individualism and neoprodutivism in education. Therefore, given the education counter-reformation process, this study shows that teachers have been challenged both to: make public school a space to share historically accumulated knowledge and also to maintain the nature and the specificity of the teaching profession. |
Palavras-chave: | Contrarreforma educacional mundializada Política educacional em Minas Gerais Configuração do trabalho docente Globalized educational counter-reformation Educational policy in Minas Gerais state Configuration of teaching profession |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10003 |
Data do documento: | 13-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.