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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do projeto PIBID para a efetiva incorporação das novas tecnologias digitais de informação e comunicação em uma escola estadual em Ouro Branco - MG
Autor(es): Santos, Sandro Renato dos
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Rufino, Janaína de Assis
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discutiu a não efetiva utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores da Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, como instrumento didático de qualificação da prática docente e de apoio ao ensino e à aprendizagem. A questão de pesquisa a ser respondida é: ‘De que maneira o desenvolvimento do subprojeto PIBID contribui para que os recursos tecnológicos disponíveis na escola sejam utilizados como instrumentos didáticos de forma mais efetiva?’ O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma o projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola Estadual Levindo Costa Carvalho, favorece o maior aproveitamento didático dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever o projeto de implementação do PIBID na Escola Estadual Levindo Costa Carvalho; analisar as contribuições do subprojeto PIBID para a incorporação das TDIC na prática pedagógica da escola; propor um plano de ação que promova de forma interdisciplinar a utilização das tecnologias na prática pedagógica cotidiana. A análise teórica da realidade atual da incorporação das TDIC no ambiente escolar está baseada em eixos de análise relatados por autores que desenvolveram pesquisas relacionadas ao tema desta dissertação: Estevão e Passos (2015), Mainardes (2006), Pretto (2013), Tavares (2000), Belloni (2009), Franco (2013) e Basztabin et al (2006). Na expectativa de atingir a meta de capacitar professores e técnicos administrativos interessados na utilização de tecnologias e redes sociais nas suas disciplinas ou no acompanhamento de projetos e atividades envolvendo os alunos, o subprojeto PIBID foi implantado na escola, em parceria com o Instituto Federal da cidade de Ouro Branco – MG. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada a partir de uma pesquisa documental, em que foram analisados os relatórios da coordenação do subprojeto e dos bolsistas sobre as atividades desenvolvidas ao longo do subprojeto PIBID, e de uma pesquisa de campo, a partir de entrevistas com os bolsistas, alunos e professores efetivos da escola que participaram das atividades do PIBID.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case to be studied will discuss the non-effective use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) by the professors of the Levindo Costa Carvalho State School, as a didactic instrument of qualification of teaching practice and of support to teaching and learning. The research question to be answered is: ‘In what way the development of the Pibid Project contributes so that the technological resources available in the school are used as educational instruments more effectively?’ The general objective of this research is to investigate how the project Institutional Program of Initiation to Teaching (Pibid), developed at the Levindo Costa Carvalho State School, favors the greater didactic use of technological resources in the school environment. The specific objectives of the research are: to analyze the contributions of the Pibid Project for the incorporation of DICT in the pedagogical practice of the school; propose an action plan that promotes in an interdisciplinary way the use of technologies in daily pedagogical practice. The theoretical analysis of the current reality of the incorporation of DICT in the school environment is based on analysis axes reported by authors who have developed research related to the theme of this dissertation: Estevão e Passos (2015), Mainardes (2006), Pretto (2013), Tavares (2000), Belloni (2009), Franco (2013) e Basztabin et al (2006). In the expectation of reaching the goal of training teachers and administrative technicians interested in the use of technologies and social networks in their disciplines or in the follow-up of projects and activities involving students, the Pibid Project was implemented at the school, in partnership with the Federal Institute of the city of Ouro Branco – MG. The research is qualitative and was based on a documental research, in which the reports of the project coordinator and fellows were analyzed on the activities developed during the Pibid Project, and a field survey, based on interviews with scholars, students and faculty members of the school who participated in the activities of Pibid.
Palavras-chave: Tecnologia
Educação
PIBID
Professor
Aluno
Technology
Education
Pibid
Professor
Student
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10174
Data do documento: 1-Nov-2018
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