https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10162
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edsoncarvalhodonascimento.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Representação e deliberação no processo decisório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais |
Autor(es): | Nascimento, Edson Carvalho do |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e |
Membro da banca: | Santos, Gilmar José dos |
Membro da banca: | Barra, Geraldo Magela Jardim |
Membro da banca: | Ferreira, André |
Resumo: | Esta dissertação é resultado da investigação realizada no Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais a partir de duas dimensões propostas por Dahl (2005). O objetivo do trabalho é determinar se o arranjo decisório da instituição é dotado de inclusividade e contestação pública, constituindo-se uma poliarquia. A primeira etapa envolveu a revisão da literatura sobre o surgimento da democracia, o conceito de poliarquia e as principais teorias democráticas, em especial as vertentes liberal, representativa, participativa e deliberativa. O enfoque metodológico da pesquisa é qualitativo, com a reunião de dados documentais, observação e entrevistas semiestruturadas. A técnica utilizada no exame das informações coletadas foi a análise de conteúdo. A investigação do arranjo decisório da organização foi estruturada em dois eixos analíticos de modo a verificar o processo de democratização na instituição. Este método permitiu abordar com maior exatidão e de forma articulada as questões teóricas e práticas suscitadas pelo fenômeno em análise. No primeiro eixo (x), foram relacionados os principais princípios da teoria democrática liberal-representativa e, no segundo eixo (y), foram arrolados as premissas essenciais da democracia participativo-deliberativa. Após realizar uma investigação teórica sobre as principais referências clássicas e contemporâneas que tratam da questão da participação política em teoria democrática e correlacioná-las com as informações levantadas da análise empírica foi possível concluir que o Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais alterna entre hegemonia inclusiva e poliarquia (imperfeita, não absoluta). Dentre os desafios encontrados em termos de ampliação democrática que afetam a qualidade de participação destacam-se a baixa integração da comunidade acadêmica que restringe a interatividade entre representantes e representados e impacta na responsividade dos conselheiros. A ausência de processos formais capazes de viabilizar interações preliminares, a passividade de alguns segmentos e a intransigência de alguns conselheiros quando os temas da pauta tocam nos interesses de categorias funcionais são os principais fatores que restringem a efetiva contestação pública dentro do Conselho Superior interferindo na qualidade das decisões produzidas. |
Abstract: | This dissertation is the result of research carried out at the Superior Council of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Southeast of Minas Gerais from two dimensions proposed by Dahl (2005). The objective of this study is to determine if the decision-making arrangement of the institution is endowed with inclusiveness and public contestation, constituting a polyarchy. The first stage involved the revision of the literature on the emergence of democracy, the concept of polyarchy and the main democratic theories, especially the liberal, representative, participative and deliberative aspects. The methodological approach of the research is qualitative, with the gathering of documentary data, observation and semi-structured interviews. The technique used in examining the information collected was content analysis. The investigation of the decision making arrangement of the organization was structured in two analytical axes in order to verify the process of democratization in the institution. This method allowed to approach with more exact and articulated way the theoretical and practical issues raised by the phenomenon under analysis. In the first axis (x), the main principles of liberal-representative democratic theory were related, and in the second axis (y), the essential premises of participatory-deliberative democracy were listed. After conducting a theoretical investigation on the main classical and contemporary references that deal with the question of political participation in democratic theory and correlating them with the information gathered from the empirical analysis, it was possible to conclude that the Superior Council of the Federal Institute of Education, Science and Technology Southeast of Minas Gerais alternates between inclusive hegemony and polyarchy (imperfect, not absolute). Among the challenges encountered in terms of democratic expansion that affect the quality of participation are the low integration of the academic community that restricts the interactivity between representatives and represented and impacts on the responsiveness of the members. The absence of formal processes capable of enabling preliminary interactions, the passivity of some segments and the intransigence of some counselors when the themes of the agenda touch the interests of functional categories are the main factors that restrict the effective public contestation within the Superior Council interfering in the quality of decisions. |
Palavras-chave: | Conselho Democracia Poliarquia Inclusividade Contestação pública Council Democracy Polyarchy Inclusivity Public contest |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Programa: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/123456789/10162 |
Data do documento: | 6-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.