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dc.creatorJesus, Maria Cristina Pinto de-
dc.date.accessioned2019-02-22T13:16:50Z-
dc.date.available2019-02-22-
dc.date.available2019-02-22T13:16:50Z-
dc.date.issued1999-09-
dc.citation.volume52pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage455pt_BR
dc.citation.epage468pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671999000300015pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9161-
dc.description.abstractThis study had as reference the phenomenological sociology of Alfred Schütz. This author had as purpose understanding parents and adolescents' behavior towards sexual education. The phenomenological interview, used to gather data from parents and youngsters, allowed the understanding of the types: "parents who educate adolescents for sexual life" and "adolescents who are educated for sexual life". The comparative analyses of these two types showed the need of implementing a dialog about sexual life among parents and teenagers enabling the youngsters to have a satifying and safe sexual initiation. The comprehensive social action theory by Schütz was presented, in this study as an educational health strategy According to the author, there is a need of considering the person's inner existential preoccupations in order to understand his/her social behavior towards sexual matters.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo fundamentado na Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz, o qual teve como propósito compreender o típico da ação de pais e adolescentes frente à educação para a vida sexual. Os depoimentos obtidos por meio de entrevista fenomenológica permitiram a compreensão dos tipos vividos "pais que educam adolescentes para a vida sexual" e "adolescente que é educado para a vida sexual". A análise comparativa entre esses dois tipos constituídos possibilitou identificar a necessidade de implementação do diálogo sobre a vida sexual na relação pais/adolescentes, com vistas a iniciação sexual segura e feliz. A teoria compreensiva da ação social de Schütz foi apresentada, nesse estudo, como uma estratégia de educação em saúde, ao considerarmos, como aponta esse autor, a necessidade de se buscar junto à pessoa seus motivos existenciais, que levam a um comportamento social frente às questões sexuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectSexual educationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleO significado da educação sexual na relação pais/adolescentespt_BR
dc.title.alternativeThe importance of sexual education in parents/adolescents relationshippt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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