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dc.contributor.advisor1Roos, Jonas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Frederico Pieper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Valls, Alvaro Luiz Montenegro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Paula, Marcio Gimenes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorOliveira, Rômulo Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T13:01:14Z-
dc.date.available2018-11-21-
dc.date.available2018-11-23T13:01:14Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8070-
dc.description.abstractThis thesis entitled “The Kierkegaardian Supporting Point: love as the specifically religious”, is a central issue that determines or specifies the religious (character) according to Kierkegaard’s philosophy, whose religious reference is Christianity. The answer which constitutes the thesis is that love fulfills this role. Love is the specifically religious and therefore characterizes the religious existence. It is a transcendent factor, establishing a new quality in individual existence. The purpose of this thesis is to demonstrate that the concept of love is the fundamental concept of the philosophical thinking about religion in Kierkegaard, which puts its fundamental philosophy of religion up by having this foundation. From a philosophical point of view, it is love which founds the central concepts related to religion in Kierkegaard and, in this sense, it is possible to make an analogy between the Archimedean supporting point and the concept of love in Kierkegaard. For him, the human spirit is a relationship in which the individual founds his/her existence on God, and that relationship (spirit) is the religious existence. But this existential sphere is movement, for spirit or the religious character is not given as a static feature. Every human being must become spirit, become a Christian. Love performs a transformation of the subject, giving him/her a spiritual interiority, that is, a properly religious one. Given that the problem of the thesis refers to the equivalence between the specifically religious and love, the path undertaken to demonstrate such equivalence is a correlation between the relational concepts of “faith” and “spirit” present in the book The Sickness unto Death, where that fundamental relationship is carefully and specifically crafted, and the concept of “love” in Works of Love, where the concept is offered in a wider and well-finished mode.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese, intitulada “O Ponto de Apoio Kierkegaardiano: o amor como o especificamente religioso”, tem como questão central o que determina ou específica o (caráter) religioso de acordo com a filosofia de Kierkegaard, cuja referência religiosa é o Cristianismo. A resposta que constitui a tese é que o amor cumpre esse papel. O amor é o especificamente religioso e, por isso, caracteriza a existência religiosa. É um fator transcendente, que estabelece uma qualidade nova na existência individual. Assim, o objetivo desta tese é demonstrar que o conceito de amor é o conceito fundamental do pensamento filosófico sobre a religião em Kierkegaard, que erige sua filosofia fundamental da religião tendo por alicerce esse conceito. Do ponto de vista filosófico, é o amor que fundamenta os conceitos centrais relativos à religião em Kierkegaard e, neste sentido, é possível fazer uma analogia entre o ponto de apoio arquimediano e o conceito de amor em Kierkegaard. Para ele, o espírito humano é uma relação em que o indivíduo fundamenta sua existência em Deus, e essa relação (espírito) constitui a existência religiosa. Mas esta esfera é movimento, pois o espírito ou o caráter religioso não está dado como uma característica estática. Cada ser humano deve tornar-se espírito, tornar-se cristão. O amor exerce uma transformação do sujeito, conferindo-lhe uma interioridade espiritual, ou seja, propriamente religiosa. Tendo em vista que o problema da tese se refere à equivalência entre o especificamente religioso e o amor, o caminho realizado para demonstrar tal equivalência será a correlação entre os conceitos relacionais de “fé” e “espírito” na obra A Doença para a Morte, onde aquela relação fundamental é detida e especificamente trabalhada, e o conceito de “amor” em As Obras do Amor, onde tal conceito é oferecido de modo mais amplo e bem-acabado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subjectLove.pt_BR
dc.subjectFaithpt_BR
dc.subjectChristianitypt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ponto de apoio Kierkegaardiano: o amor como o especificamente religiosopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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