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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Angélica Cosenza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772360A8pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Marilia Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782759D0pt_BR
dc.creatorGusmão, Raissa Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485328A7pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-03T16:35:17Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-09-03T16:35:17Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7216-
dc.description.abstractThe present case study aims to analyze the pedagogical practices of the management team of a state public school, located in countryside zone of the city of Montes Claros, Minas Gerais, based on the principles that guide a quality education that attends the diversities in the school environment, more specifically the principles related to countryside zone Education. Faced with this, we list as a research question: as the design of pedagogical proposals (projects and actions) of school management contributes, or not, for the consolidation of the right to quality education, with equity, for the diversity of the countryside population attended by the E. E. da Aparecida do Mundo Novo. This analysis is justified by the reproduction of urban educational practices in rural schools, which generat es the denial of the identity of the institution and the community in which it is inserted. Thus, we intend to verify, through interviews with the management team, if the pedagogical practices of the researched teaching unit contribute to inclusion and equity, with recognition of the subjects that make up the school. For this, in the opening chapter, we describe the political contexts and practical from the macro scope to the school with the objective of presenting the scenario where policies are thought and practiced. In chapter 2, we present a more reflexive analysis of the profile of the school in question, dialoguing the interviews conducted during the research and the reference that guides it, addressing aspects related to the conception of rural education, the school curriculum and school management. And, given the results found in the research, we present in chapter 3 the Educational Action Plan with proposals of educational practices that we believe are relevant to the development of E. E. de Aparecida do Mundo Novo to guarantee the educational right of the individuals included in it, respecting the peculiarities presented as a school located in the countryside.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo de caso visa analisar as práticas pedagógicas da equipe gestora de uma escola pública estadual, localizada em área rural do município de Montes Claros, Minas Gerais, a partir dos princípios que orientam uma educação de qualidade que atenda as diversidades no ambiente escolar, mais especificamente os princípios relacionados à Educação do Campo. Frente a isso, elencamos como pergunta de pesquisa: como o desenho das propostas pedagógicas (projetos e ações) da gestão escolar contribui, ou não, para a consolidação do direito à educação de qualidade, com equidade, para a diversidade da população campesina atendida pela E. E. da Aparecida do Mundo Novo.Essa análise justifica-se devido à reprodução das práticas educacionais urbanas em escolas rurais, o que gera a negação da identidade da instituição e da comunidade na qual está inserida. Assim, pretendemos verificar, por meio de entrevistas com a equipe gestora, se as práticas pedagógicas da unidade de ensino pesquisada contribuem para a inclusão e equidade, com reconhecimento dos sujeitos que compõem o educandário. Para tanto, no capítulo inicial, descrevemos os contextos políticos e práticos do âmbito macro até a escola com o objetivo de apresentar o cenário onde as políticas são pensadas e praticadas. No capítulo 2, apresentamos uma análise mais reflexiva do perfil da escola em questão, dialogando as entrevistas realizadas durante a pesquisa e o referencial que orienta a mesma, abordando aspectos relacionados à concepção de educação do campo, ao currículo escolar e à gestão escolar. E, ante os resultados encontrados na pesquisa, apresentamos no capítulo 3 o Plano de Ação Educacional com propostas de práticas educacionais que acreditamos serem relevantes ao desenvolvimento da E. E. de Aparecida do Mundo Novo para garantia do direito educacional dos indivíduos nela inseridos, respeitando-se as peculiaridades apresentadas enquanto escola localizada no campo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão de uma escola em área rural do municipio de Montes Claros – MG e os desafios da equidade ante a diversidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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