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dc.contributor.advisor1Zanetti, Alexsandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653436925763003pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857136891942271pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana da Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9931071988310317pt_BR
dc.creatorMelgueiro, José Luiz Braz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250864072009673pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-20T14:04:55Z-
dc.date.available2018-04-17-
dc.date.available2018-04-20T14:04:55Z-
dc.date.issued2018-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6705-
dc.description.abstractThe following research was developed in the range of the Professional Master degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center of Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case in study discusses how the continuous formation courses offered by SEDUC/AM are monitored. The established objectives for this study are: The general objective is to analyze how SEDUC / AM monitors the courses of continuing teacher education offered by the institution, followed by specific objectives, which are: (1) to describe the monitoring tools of SEDUC-AM's continuing formation program; (2) to analyze whether the SEDUC monitoring instruments are compatible with the continuing program offered; (3) to suggest a model of the SEDUC monitoring system for its continuing formation programs, which includes the actors involved in the process. As hypothesis, we assume that monitoring tools to evaluate the continuous formation program can improve pedagogical actions in improving the quality of the course offered and, therefore, of teaching practices. In addition, we also believe that the formulation of monitoring instruments strengthens the monitoring of the actions of the teacher's continuous formation program, as well as verifying its quality. The research is qualitative in nature, being a case study of descriptive character, having as a theoretical support the studies by Mainardes (2006), Gatti (2008), Gatti and Barretto (2009), Condé (2012), Libâneo (2013) and other authors that discuss the evaluation and monitoring of educational public policies and continuous formation. For that purpose, we will use as a methodology the bibliographic research and, as a technique, the semi-structured interview with the managers of the CEPAN, DEPPE e GEAQ. These methodologies are anchored in the studies of Duarte (2004), Severino (2007), Minayo (2010), among other theorists.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discute como é feito o monitoramento dos cursos de formação continuada ofertados pela SEDUC/AM. Os objetivos definidos para este estudo são: O objetivo geral é analisar como a SEDUC/AM monitora os cursos de formação continuada docente oferecida pela instituição, seguido dos objetivos específicos, que são: (1) descrever os instrumentos de monitoramento do programa de formação continuada da SEDUC-AM; (2) analisar se os instrumentos de monitoramento da SEDUC são compatíveis com o programa de formação continuada oferecido; (3) propor um modelo de sistema de monitoramento da SEDUC, para seus programas de formação continuada, que contemple os atores envolvidos no processo. Assumimos, como hipóteses, que instrumentos de monitoramento para avaliar o programa de formação continuada de professores podem aperfeiçoar as ações pedagógicas na melhoria da qualidade do curso oferecido e, por conseguinte, das práticas docentes. Além disso, também acreditamos que a formulação de instrumentos de monitoramento potencializa o acompanhamento das ações do programa de formação continuada dos professores, assim como verifica a qualidade deste. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso de caráter descritivo, tendo como suporte teórico estudos feitos por Mainardes (2006) Gatti (2008), Gatti e Barretto (2009), Condé (2012), Libâneo (2013) e outros autores que discorrem acerca da avaliação e monitoramento de políticas públicas educacionais e da formação continuada. Para tanto, utilizaremos como metodologia a pesquisa bibliográfica e, como técnica a entrevista semiestruturada com os gestores do CEPAN, DEPPE e GEAQ. Essas metodologias estão ancoradas nos estudos de Duarte (2004), Severino (2007), Minayo (2010), entre outros teóricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAvaliação e monitoramentopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectEvaluation and monitoringpt_BR
dc.subjectContinuous formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO monitoramento da formação continuada docente: desafios para a SEDUC/AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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