Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6149
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreaaparecidavieira.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Escher, Marco Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795071Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Marcos Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797821Y6pt_BR
dc.creatorVieira, Andréa Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334550J9pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-29T11:11:18Z-
dc.date.available2018-01-15-
dc.date.available2018-01-29T11:11:18Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6149-
dc.description.abstractThe present research aims to study, from a historical and epistemological point of view, the presence of Technologies in the trajectory of the subjects of Geometry and Geometric Drawing, which are part of the training of teachers who teach mathematics. The period of research, from 1980 to 2010, was influenced by the Modern Mathematics Movement (which occurred in Brazil in the 1960s and 1970s), which marked not only the teacher training, but the way in which the subjects of Geometry and Geometric Drawing were delineated over time. In addition, it influenced the official determinations and practices in the training courses, either of the teachers for the initial years, or of the specific teachers for Mathematics discipline. The methodology chosen for this research in order to contribute to the proposal of this project followed the precepts of Bogdan and Biklen (1994) in a qualitative research when proceeding in the study of software and other technologies that were used in the teaching of these disciplines during the period of investigation and interviews with teachers who have taught these subjects in the period in question. In addition, the epistemological historical approach was used in research in documents, books, and menus in order to find traces of the use of technologies in the subjects Geometry and Geometric Drawing. The results indicate that the approach to the use of educational technologies has become more and more frequent over time, however, there is a certain insecurity on the part of some teachers to use technological means with their students. And through analysis of menus and books it is noted that not always the use of technologies is evident.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo estudar, do ponto de vista histórico e epistemológico, a presença das Tecnologias na trajetória das disciplinas de Geometria e de Desenho Geométrico integrantes da formação de professores que lecionam Matemática. O período da investigação, 1980 a 2010, teve influência do Movimento da Matemática Moderna (ocorrido no Brasil nas décadas de 1960 e 1970) que marcou não só a formação dos professores, mas a forma como as disciplinas de Geometria e de Desenho Geométrico se delinearam ao longo do tempo. Além disso, influenciou as determinações oficiais e as práticas nos cursos de formação, seja dos professores para os anos iniciais, seja dos professores específicos para disciplina de Matemática. A metodologia escolhida para esta pesquisa de forma a contribuir na proposta deste projeto seguiu os preceitos de Bogdan e Biklen (1994) em uma pesquisa qualitativa ao proceder no estudo de softwares e outras tecnologias que foram utilizadas no ensino dessas disciplinas no decorrer do período de investigação e entrevistas com professores que já lecionaram essas disciplinas no período em questão. Além disso, foi utilizado o enfoque histórico epistemológico na pesquisa em documentos, livros, e ementas de modo a encontrar vestígios da utilização das tecnologias nas disciplinas Geometria e Desenho Geométrico. Os resultados apontam que a abordagem de utilização das tecnologias educacionais tem se tornado cada vez mais frequente no decorrer do tempo, porém, há uma certa insegurança por parte de alguns professores em utilizar meios tecnológicos com seus alunos. E através de análise de ementas e livros nota-se que nem sempre a utilização de tecnologias fica evidente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectGeometric drawingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleTecnologias utilizadas na formação de professores nas disciplinas de geometria e desenho geométrico na Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1980 e 2010: enfoque histórico e epistemológicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.