Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5875
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcilodiashenriques.pdf3.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Frant, Janete Bolite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721264P5pt_BR
dc.contributor.referee2Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.creatorHenriques, Marcílio Dias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298399E3pt_BR
dc.date.accessioned2017-10-10T12:21:47Z-
dc.date.available2017-10-10-
dc.date.available2017-10-10T12:21:47Z-
dc.date.issued2011-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5875-
dc.description.abstractThis work aims at presenting our investigation which had as its objectives the diagnosis of possible learning difficulties related to the notions of area and perimeter of plane geometric figures. In order to achieve this aim, we decided to develop a set of tasks that allowed us to identify the production of meanings to perimeter and area by primary school students. Making use of a qualitative approach to research, our study had as its theoretical basis the Model of Semantic Fields, which has also been used as an analysis tool for the research subjects’ meaning production, when they solved the proposed tasks. These were developed following specific characteristics, with theoretical basis, and were applied to a pair of students of the nineth year of primary school in a state school in Juiz de Fora, Minas Gerais state, Brazil. The investigation also aimed at creating an educational product that consists of a set of tasks to be used by teachers of the fourth cicle of elementary school (grades 7- 8) and in didactic orientations that can help teachers to develop these tasks in their classes. This work has also allowed us to evaluate the importance of the perspective of the meaning production to the mathematics educator, both in the research as well as in the educational practice, involving geometric themes.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos nossa investigação que teve como objetivo levantar possíveis dificuldades de aprendizagem das noções de área e perímetro de figuras geométricas planas. Para atender a esta finalidade, dedicamo-nos à elaboração de um conjunto de tarefas que nos possibilitasse identificar a produção de significados de estudantes do Ensino Fundamental para perímetro e área. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa, o nosso estudo teve como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos, que nos serviu também de instrumento de análise da produção de significados dos sujeitos de pesquisa, quando estes resolviam as tarefas propostas. Estas foram elaboradas atendendo a características específicas, com embasamento teórico, e foram aplicadas a uma dupla de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola publica da cidade de Juiz de Fora, no estado brasileiro de Minas Gerais. A investigação também teve como propósito confeccionar um produto educacional que consiste uma série de tarefas, a serem utilizadas por professores que lecionam para classes do quarto ciclo do Ensino Fundamental, e em orientações didáticas que possam auxiliar o trabalho docente de aplicar tais tarefas, em sala de aula. Este estudo nos propiciou, ainda, avaliar a importância da perspectiva da produção de significados, para o educador matemático, tanto na pesquisa quanto na prática docente, envolvendo temas geométricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de significados para geometriapt_BR
dc.subjectÁrea e perímetropt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectMeaning production to geometrypt_BR
dc.subjectArea and perimeterpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectEducational productpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm estudo sobre a produção de significados de estudantes do ensino fundamental para área e perímetropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.