Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19786
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giulialamasdesouza.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magnolo, Talita Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2505919701713031pt_BR
dc.contributor.referee1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira Filho, João Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714652801645355pt_BR
dc.creatorde Souza, Giulia Lamas-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T11:34:59Z-
dc.date.available2025-11-17T11:34:59Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19786-
dc.description.abstractIn this research, we analyze how journalists, as social actors, promote intercultural dialogue in travel reports on the Globo Repórter program. With the aim of understanding how travelfocused episodes of the Globo Repórter program have changed over the years, we explore the narrative techniques and strategies used by journalists to create engaging, informative stories that are guided by ethics and social responsibility. By contextualizing Travel Journalism, a specialized genre within Literary Journalism, we explore its specialization process and its characteristics and strategies, focusing mainly on the figure of the journalist. Through a brief historical retrospective of Globo Repórter, from its debut in 1973 to the present day, as well as Japanese culture, we observe the reconfiguration of the program and the changes in the role that journalists played in the reports. Based on this context and looking at the selected episodes from Japan, we applied Critical Narrative Analysis, proposed by Luiz Gonzaga Motta (2013), with the aim of finding incidences of the Seven Movements proposed by the author and, thus, making a comparison about the figure of the journalist over time and the narrative strategies employed by him in the preparation of the report. For this, five episodes from different decades about the country were used. After carrying out this study, we were able to prove that there is an intentional strategy by the narrator at all moments of the report, that is, behind the maintenance of certain points of view, there is a strategic construction being made by the narrator all the time, with the aim of provoking certain impressions, feelings or identifications in the viewer. In addition, we understand that the closer the journalist gets, and moves away from the distant and objective stance of a mere mediator, as occurred on Globo Repórter over the years, the more the possibility occurs for the viewer to penetrate the aspects of the report and be impacted and identify with the information.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, analisamos como o jornalista, enquanto ator social, promove o diálogo intercultural nas reportagens de viagem do programa Globo Repórter. Com o objetivo de entender como os episódios com foco em viagem do programa Globo Repórter mudaram ao longo dos anos, explorando as técnicas e estratégias narrativas utilizadas pelos jornalistas na criação de histórias envolventes, informativas, e pautadas na ética e na responsabilidade social. Por meio da contextualização sobre o Jornalismo de Viagem, gênero especializado dentro do Jornalismo Literário, exploramos o seu processo de especialização e as suas características e estratégias, com olhar focalizado principalmente para a figura do jornalista. Por meio de um breve retrospecto histórico do Globo Repórter, desde sua estreia em 1973 até os dias de hoje, bem como sobre a cultura japonesa, observamos a reconfiguração do programa e as mudanças no papel que o jornalista exercia nas reportagens. A partir deste contexto e, lançando olhar para os episódios selecionados do Japão, aplicamos a Análise Crítica da Narrativa, proposta por Luiz Gonzaga Motta (2013), com o intuito de encontrar incidências dos Sete Movimentos propostos pelo autor e, assim, realizar um comparativo sobre a figura do jornalista no decorrer do tempo e as estratégias narrativas empregadas por ele na confecção da reportagem. Para isso foram utilizados cinco episódios de diferentes décadas sobre o país. Após a realização deste estudo, pudemos comprovar que existe uma estratégia intencional do narrador em todos os momentos da reportagem, ou seja, por trás da manutenção de certos pontos de vista, há uma construção estratégica sendo feita pelo narrador o tempo todo, no intuito de provocar certas impressões, sentimentos ou identificações no telespectador. Além disso, entendemos que quanto mais o jornalista se aproxima, e sai da postura distante e objetiva de mero mediador, como ocorreu no Globo Repórter ao longo dos anos, mais ocorre a possibilidade do espectador penetrar nos aspectos da reportagem e se impactar e identificar com as informações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismo de viagempt_BR
dc.subjectGlobo Repórterpt_BR
dc.subjectJapãopt_BR
dc.subjectAnálise Críticapt_BR
dc.subjectPapel socialpt_BR
dc.subjectTravel journalismpt_BR
dc.subjectJapanpt_BR
dc.subjectCritical analysis of the narrativept_BR
dc.subjectSocial rolept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleGlobo Repórter: a construção narrativa sobre o Japão e a reconfiguração do papel social do jornalistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Jornalismo - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons