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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Moisés Vidal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290711673273506pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade Filho, Luciano Manhães de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454168673866452pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Tonello, Andrea-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Conti, Alberto Resende de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051626172679059pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Leandro Ramos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5968839321163534pt_BR
dc.creatorCantarino, Wesley Mateus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675201685715851pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-21T13:33:01Z-
dc.date.available2025-10-21-
dc.date.available2025-10-21T13:33:01Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19641-
dc.description.abstractThis thesis presents the measurement and characterization of multiconductor cables used in railway signaling systems. By applying multiconductor transmission line theory to an 푛-wire configuration, this work applies a mathematical formalism for analyzing the behavior of these multiconductor cables through numerical simulations. Aiming to provide a characterization of these cables, this thesis discusses three experimental setups for conducting measurement campaigns both in the laboratory and in the field. These setups cover the measurement of characteristic impedance, scattering parameters, crosstalk frequency response, and additive noise over the frequency range from 20 Hz2 MHz. The dissertation then describes the measurement campaigns performed in both environments. A comparative discussion between results obtained from the simulations based on the adopted model and those from the laboratory and field campaigns shows a high level of agreement. Finally, an analysis of the additive noise power spectral density, together with the magnitude of the frequency response of a single conductor within the multiconductor cable used in railway signaling, confirms that both data communication and sensing can be carried out under certain constraints using low-power electrical signals. The use of low-power electrical signals is an essential requirement to avoid interference with legacy railway signaling systems.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discute a medição e caracterização de cabos multicondutores usados em sistemas de sinalização ferroviária. Ao aplicar a teoria de linha de transmissão para multicondutores, na configuração de 푛 fios, o presente trabalho faz uso de um formalismo matemático para modelar o comportamento dos cabos multicondutores utilizados em sistemas de sinalização ferroviária e, consequentemente, realizar análises a partir de simulações numéricas. Visando promover a caracterização desses condutores, a presente dissertação discute três arranjos experimentais para a realização de campanhas de medição em laboratório e no campo. Os arranjos experimentais contemplam a medição da impedância característica, parâmetros de espalhamento, resposta em frequência de diafonia e ruído aditivo na faixa de frequência entre 20 Hz-2 MHz. A seguir, a presente dissertação descreve as campanhas de medição realizadas em laboratório e no campo. A discussão comparativa entre os resultados coletados a partir das simulações numéricas baseadas na modelagem adotada e através das campanhas de medição no laboratório e no campo apresentam elevado nível de concordância. Finalmente, uma análise da densidade espectral de potência do ruído aditivo, juntamente com a magnitude da resposta de frequência de um condutor no cabo multicondutor empregado em sinalização ferroviária, confirma que tanto a comunicação de dados quanto o sensoriamento podem ser realizados, com certas restrições, a partir do emprego de sinais elétricos de baixa potência, um requisito essencial para evitar interferência nos sistemas de sinalização ferroviária existentes.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectSistema de sinalização ferroviáriapt_BR
dc.subjectLinha de transmissão para multicondutorespt_BR
dc.subjectImpedância característicapt_BR
dc.subjectParâmetros de espalhamentopt_BR
dc.subjectDiafoniapt_BR
dc.subjectRuído aditivopt_BR
dc.subjectRailway signaling systempt_BR
dc.subjectMulticonductor cablept_BR
dc.subjectCharacteristic impedancept_BR
dc.subjectScattering parameterspt_BR
dc.subjectCrosstalkpt_BR
dc.subjectAdditive noisept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleMeasurement and characterization of multiconductor cables in railway signaling systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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