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Type: Dissertação
Title: Sequências de ensino investigativas sobre a função dos microrganismos no nosso cotidiano
Author: Silva, Andréia Franco da
First Advisor: Pieri, Fábio Alessandro
Referee Member: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Referee Member: Souza, Cristian Ferreira de
Resumo: O estudo dos microrganismos no ensino médio tem se tornado um desafio, sobretudo pela falta de infraestrutura adequada das escolas, o que tem contribuído para o aumento do nível de abstração dos estudantes. Além disso, os livros didáticos enfatizam aspectos negativos, devido a forma como o assunto é cobrado em questões de vestibulares. Como consequência, o tema microbiologia é apresentado na maioria das vezes de forma expositiva aos estudantes, que acabam tendo que decorar termos e assimilar conhecimentos distantes de sua realidade. Esta pesquisa, teve como objetivo promover a melhoria do ensino de microbiologia, para estudantes do ensino médio a partir de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) sobre a função das bactérias e fungos no nosso cotidiano, a fim de analisar a importância desta metodologia ativa. As Sequências de Ensino Investigativas foram realizadas em fevereiro de 2025 com 26 estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Augusto, localizada em Entre Folhas, MG. As SEIs foram organizadas em cinco etapas (apresentação do problema, experimentação, análise de resultados, socialização dos resultados e conclusão), realizadas de forma interdisciplinar com a disciplina Projeto de vida, que faz parte de um itinerário formativo. Após aplicação das sequências “Papel dos fungos na produção do pão caseiro” e Microrganismos utilizados na produção de alimentos: iogurte caseiro”, os dados foram colhidos e analisados de acordo com os indicadores de Sasseron. Constatou-se, portanto, que os estudantes participantes da pesquisa, através do ensino por investigação, conseguiram refletir de forma crítica sobre a função de bactérias e fungos em nosso cotidiano, construindo de forma individual e em grupo, conhecimentos importantes sobre microbiologia, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas. Vale ressaltar que não houve tempo suficiente para aplicação das outras SEIs elaboradas, devido ao número de aulas destinado à sua realização e ao tempo para finalizar o projeto de pesquisa. Todas as SEIs elaboradas estão em anexo na dissertação e compõe o produto da pesquisa, o e-book.
Abstract: The study of microorganisms in high school has become a challenge, particularly due to the lack of adequate infrastructure in schools, which has contributed to an increase in students' abstraction level. Furthermore, textbooks emphasize negative aspects due to the way the topic is assessed in university entrance exams. As a result, microbiology is often presented in an expository format to students, who end up having to memorize terms and assimilate knowledge that is far from their actual reality. This research aimed to improve microbiology teaching for high school students through Investigative Teaching Sequences (SEIs) on the role of bacteria and fungi in our daily lives, analyzing the importance of this active methodology. The Investigative Teaching Sequences were conducted in February 2025 with 26 students from a first-year high school class at Dr. José Augusto State School, located in Entre Folhas, Minas Gerais. The SEIs were organized into five stages (problem presentation, experimentation, results analysis, sharing of results, and conclusion), conducted interdisciplinarily within the Life Project course, which is part of a training itinerary. After applying the sequences "The Role of Fungi in Homemade Bread Production" and "Microorganisms Used in Food Production: Homemade Yogurt," data were collected and analyzed according to Sasseron's indicators. It was found, therefore, that the students participating in the research, through inquiry-based learning, were able to critically reflect on the role of bacteria and fungi in our daily lives, building, individually and as a group, important knowledge about microbiology, in addition to developing cognitive skills. It is worth noting that there was insufficient time to apply the other SEIs developed, due to the number of classes allocated for their completion and the time to complete the research project. All SEIs developed are attached to the dissertation and comprise the research product, the ebook.
Keywords: Sequência de ensino investigativa
Metodologias ativas
Ensino de biologia
Microbiologia
Ensino médio
Investigative teaching sequence
Active methodologies
Biology teaching
Microbiology
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19639
Issue Date: 21-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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