Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19617
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabrielapaschoaldasilva.pdf496.35 kBAdobe PDFView/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Produtividade científica e desigualdade de gênero: evidências nas áreas de matemática e estatística
Author: Silva, Gabriela Paschoal
First Advisor: Zeller, Camilla Borelli
Co-Advisor: Mendes, Júlia Castro
Referee Member: Dias, Bárbara da Costa Campos
Referee Member: Magalhães, Tiago Maia
Resumo: As bolsas de produtividade em pesquisa, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a pesquisadores(as) de destaque desde os anos 1970, são consideradas um dos principais programas de estímulo à ciência brasileira. Até 2024, essas bolsas eram divididas em três categorias (Sênior, categoria 1 e categoria 2) e a categoria 1 ainda era subdividida em quatro níveis distintos (A, B, C e D). Nesse sentido, este trabalho estudou a produção científica de pesquisadores(as) da área de Matemática e Estatística, com o objetivo de avaliar se é possível estabelecer critérios objetivos para classificá-los(as) como bolsistas - incluindo a especificação da categoria/nível - ou não-bolsistas. Para isso, utilizou-se a regressão logística sobre dados extraídos do Lattes, considerando variáveis como: quantidade de orientações realizadas, número de artigos publicados, participações em eventos, anos desde o doutoramento, etc. Além disso, considerando as barreiras sistêmicas enfrentadas por mulheres na carreira científica, buscou-se investigar as diferenças entre sexos na distribuição dos(as) pesquisadores(as), na produtividade acadêmica e na classificação feita pelo modelo. Nesse processo, foram aplicados testes não-paramétricos para caracterizar o perfil dos(as) pesquisadores(as) por produção, nível da bolsa (no caso dos(as) pesquisadores(as) bolsistas) e sexo, além de pré-selecionar variáveis para o modelo estatístico. A análise revelou que homens publicam mais artigos de prestígio enquanto mulheres se destacam em orientações de graduandos(as) e capítulos de livros - em geral, atividades menos reconhecidas. Além disso, evidenciou-se que as contribuições acadêmicas femininas são avaliadas com critérios mais rígidos, exigindo desempenho superior para alcançar o mesmo reconhecimento que seus pares masculinos. O estudo reforça a necessidade de políticas mais equitativas na ciência brasileira.
Abstract: Since the 1970s, research productivity grants awarded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) have been considered one of the main programs for promoting science in Brazil. Until 2024, these grants were divided into three categories (Senior, Category 1 and Category 2), with Category 1 further subdivided into four distinct levels (A, B, C and D). In this context, the present study analyzed the scientific output of researchers in the field of Mathematics and Statistics, aiming to assess whether it is possible to establish objective criteria to classify them as grant recipients — including the specific category/level — or as non-recipients. To achieve this, logistic regression was applied to data extracted from the Lattes Platform, considering variables such as the number of student supervisions, published articles, participation in academic events, years since obtaining a Doctor of Philosophy degree (Ph.D.), among others. Moreover, taking into account the systemic barriers faced by women in scientific careers, the study also sought to investigate gender differences in the distribution of researchers, academic productivity and classification produced by the model. In this process, nonparametric tests were applied to characterize the profile of researchers according to productivity, grant level (for those receiving research grants), and gender, as well as to preselect variables for the statistical model. The analysis revealed that men publish more prestigious articles, while women stand out in mentoring undergraduate students and writing book chapters — activities that are generally less recognized. Furthermore, the findings show that women’s academic contributions are evaluated more rigorously, requiring higher performance to achieve the same level of recognition as their male peers. The study reinforces the need for more equitable policies in Brazilian science.
Keywords: Produtividade em pesquisa
Desigualdade de gênero em stem
Cnpq
Testes de hipóteses não paramétricos
Regressão logística
Research productivity
Gender inequality in stem
Cnpq
Non-parametric hypothesis tests
Logistic regression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19617
Issue Date: 19-Aug-2025
Appears in Collections:Estatística - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.