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dc.contributor.advisor1David , Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Fernanda Henriques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734715Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Denise Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4189541J8pt_BR
dc.creatorDutra, Ana Maria Tessele-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294523Z3pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:25:00Z-
dc.date.available2016-06-16-
dc.date.available2016-07-13T14:25:00Z-
dc.date.issued2015-01-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1836-
dc.description.abstractThe aim of this studyis to analyze, describe and understand, from the perception of the graduating 9th graders of elementary school of Basic Education, the phenomenon of school leavers. We chose a qualitative approach, the case studytype. Survey participants were students from the 9thgrade of elementary school threes chool units in different counties, also corroborated with research the Coordination of Primary and Secondary Education of Seduc-MT. Employas instruments for data collection, a questionnaire applied to the students and collecting data SIGEDUCA system. We found that, despite significant progress and achievement sembodied in the Basic Education, the dropout problem persists among young people who are currently enrolling in the 1styear of high school. This problem has distinct and diverse causes, however, the participants in this study emphasizedt he socioeconomic conditions as a major factor that led them to leave school. Versain the first chapter on School Drop out at the time the student completes the 9th grade of elementary school leaving to enroll in the 1styear of high school. The second chapter provides data on school leaving at national and state level also presents data from research conducted at three school sites located in the cities of Cuiabá, Sinopand Cáceres, which substantiate our research. The third chapter presents an educational action plan, which aims to improve the quality of education, raise awareness about the importance of family involvement in the school life of their children thus avoiding school leaving. We conclude that the school remains far from responding to the desires of young people who seek it, though the state has policiest hat ensure better educational opportunities for students and working conditions for teachers in the state of Mato Grosso.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar, descrever e compreender, a partir da percepção dos alunos concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, o fenômeno do Abandono Escolar. Optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de três unidades escolares localizadas em municípios diferentes. Colaboraram, também, com a pesquisa as Coordenadorias do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Seduc – MT. Empregamos, como instrumentos para coleta dos dados, um questionário aplicável aos alunos e coleta de dados do sistema SIGEDUCA. Verificamos que, apesar dos importantes avanços e conquistas materializados na Educação Básica, o problema do Abandono Escolar persiste entre os jovens que estão no momento de se matricularem no 1º ano do Ensino Médio. Este problema tem causas distintas e diversificadas, no entanto os participantes desta pesquisa enfatizaram as condições socioeconômicas como um dos principais fatores que os conduziram a abandonar a escola. O primeiro capítulo versa sobre o Abandono Escolar no momento em que o aluno conclui o 9º ano do Ensino Fundamental, deixando de se matricular no 1º ano do Ensino Médio. O segundo capítulo traz os dados sobre o Abandono Escolar a nível nacional e estadual, bem como apresenta os dados da pesquisa realizada nas três unidades escolares localizadas nos municípios de Cuiabá, Sinop e Cáceres, as quais fundamentaram nossa pesquisa. E o terceiro capítulo apresenta um plano de ação educacional, cujo objetivo é melhorar a qualidade do ensino, conscientizar sobre a importância da participação da família na vida escolar dos filhos, evitando, assim, o Abandono Escolar. Concluímos que a escola continua distante de responder aos anseios dos jovens que a buscam, apesar de o Estado ter políticas públicas que possam garantir melhores oportunidades de estudo aos alunos e condições de trabalho para os docentes do Estado de Mato Grosso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAbandonment schoolpt_BR
dc.subjectManagement schoolpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAbandono escolar na rede pública estadual de Mato Grosso: entraves para o acesso ao ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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