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Tipo: Dissertação
Título: Assistência estudantil e mulheres negras: um estudo sobre a permanência na Universidade Federal de Ouro Preto
Autor(es): França, Alba Barreto Barboza de
Primeiro Orientador: Bezerra, Cristina Simões
Membro da banca: Menegat, Elizete Maria
Membro da banca: Barboza, Jacqueline Aline Botelho Lima
Resumo: A presente dissertação tem como tema a condição de permanência das mulheres negras assistidas pelo Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Ouro Preto. O estudo visa discutir a relação de permanência das mulheres negras ingressantes dos anos de 2018 a 2020 desta universidade, esse trabalho envolve também um debate sobre classe, raça e gênero. Para isso, foi realizado um estudo sobre as particularidades da formação social brasileira, que engloba as discussões sobre raça, classe e gênero; um debate sobre o capitalismo dependente e a universidade brasileira e o contexto da mulher negra na universidade, com foco na permanência na UFOP. Foi realizada uma pesquisa documental, pela qual foi possível conhecer o perfil socioeconômico das estudantes a partir dos dados dos indicadores socioeconômicos da assistência estudantil, e foram realizadas entrevistas com as mulheres, nas quais foi possível identificar a trajetória acadêmica e o impacto da assistência estudantil na permanência das mesmas.
Abstract: This dissertation focuses on the conditions of retention of black women assisted by the Programa de Assistˆencia Estudantil (Student Aid Program) at the Universidade Federal de Ouro Preto (Federal University of Ouro Preto). The study aims to discuss the retention of black women who entered this university between 2018 and 2020, and also involves a debate on class, race and gender. To this end, a study was carried out on the particularities of the Brazilian social formation, which encompasses discussions on race, class and gender; a debate on dependent capitalism and the Brazilian university and the context of black women at university, with a focus on their ability to stay at UFOP to finish their degree. A documentary survey was carried out, allowing the socioeconomic profile of the students to be known using data from the socioeconomic indicators of the student aid program. Interviews were also conducted with the women, making it possible to identify their academic trajectory and the impact of student support on their staying at the university.
Palavras-chave: Mulher negra
Assistência estudantil
Permanência
Black women
Student aid
Retention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17339
Data do documento: 13-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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