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dc.contributor.advisor1Colugnati, Fernando Antônio Basile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1622643885752324pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Roberta da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Thiago Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Reboredo, Maycon de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917461069763204pt_BR
dc.contributor.referee3Guerra, Zaqueline Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4424322415778805pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Thiago Lemos de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAzevedo, Paula Britto dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2994470425510837pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T13:11:41Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-01-31T13:11:41Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16577-
dc.description.abstractIntroduction: As part of the consequences of Parkinson's disease (PD), patients may experience motor impairments such as bradykinesia, resting tremor, rigidity, and postural instability that affect functionality and quality of life. Virtual reality treatment has been implemented to improve participation in daily activities and functionality. Objective: To assess the effects of virtual reality treatment on the motor function of patients with Parkinson's disease compared to conventional physical rehabilitation, conventional physiotherapeutic treatment, or no intervention. Methods: A meta-analysis and meta-regression review study using data from participants in controlled and randomized clinical trials. A search was conducted in the MEDLINE (PubMed), Embase, Scopus, Cochrane Library, Web of Science, and PEDro databases from October 2020 to July 2021. Eligible studies included interventions using virtual reality equipment as a form of treatment for the physical rehabilitation of patients with PD. Twenty-five randomized clinical trials involving 1008 participants were included. Results: The random-effects meta-analysis showed that virtual reality interventions, compared to control groups, significantly improved balance (14 studies, standardized mean difference = 0.59; 95% CI = 0.3 – 0.88; P < 0.0001) and gait speed (six studies, standardized mean difference = 0.41; 95% CI = 0.05 – 0.25; P = 0.03) in patients with PD. Additionally, meta-regression demonstrated a positive and statistically significant association between training volume and patients' balance (coefficient = 0.0566; 95% CI = 0.0165 – 0.0966; P = 0.057). Moreover, a negative and statistically significant association was observed between training volume and gait speed (coefficient = 0.0647; 95% CI = -0.1135 – 0.158; P = 0.0094). Conclusion: The use of virtual reality as a component of physical rehabilitation positively influenced the motor outcomes of balance and gait speed in patients when compared to traditional treatment approaches. However, it was not possible to differentiate the effects of interventions on mobility, gait performance, freezing of gait, and fear of falls. This review was registered in PROSPERO under the number CRD42020187320.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Como parte das consequências da doença de Parkinson (DP), os pacientes podem apresentar alguns comprometimentos motores como bradicinesia, tremor de repouso, rigidez e instabilidade postural que afetam a funcionalidade e qualidade de vida. O tratamento com realidade virtual tem sido implementado a fim de promover melhora na participação das atividades de vida diária e funcionalidade. Objetivo: avaliar os efeitos do tratamento com a realidade virtual na função motora de pacientes com DP em comparação à reabilitação física convencional, tratamento fisioterapêutico convencional ou a não intervenção. Métodos: estudo de revisão metanálise e metaregressão, utilizando dados de participantes de ensaios clínicos controlados e randomizados. Foi realizada busca nas bases dados MEDLINE (PubMed), Embase, Scopus, Cochrane Library, Web of Science, e PEDro, no período de outubro de 2020 até julho de 2021. Foram elegíveis estudos em que a intervenção proposta utilizasse equipamentos de realidade virtual como forma de tratamento para a reabilitação física dos pacientes com DP. Vinte e cinco ensaios clínicos randomizados envolvendo 1008 participantes foram incluídos. Resultados: a metanálise de efeitos aleatórios demonstrou que as intervenções com realidade virtual comparadas aos grupos controle, melhoraram significativamente o equilíbrio (14 estudos, diferença de médias padronizada =0,59; 95%IC = 0,3 – 0,88; P<0,0001) e a velocidade de marcha (seis estudos, diferença de médias padronizada =0,41; 95%IC =0,05 – 0,25; P =0,03) dos pacientes com DP. Também foi possível demonstrarmos através da metarregressão que o volume de treinamento teve uma associação positiva e estatisticamente significativa com o equilíbrio dos pacientes (coeficiente = 0,0566; 95% IC = 0,0165 – 0,0966; P=0,057). Além disso, observamos uma associação negativa e estatisticamente significativa entre o volume de treinamento e a velocidade de marcha (coeficiente = 0,0647; 95% IC = -0,1135 – 0,158; P=0,0094) dos pacientes. Conclusão: a utilização da realidade virtual como componente da reabilitação física influenciou de forma positiva na função motora de equilíbrio e velocidade da marcha dos pacientes quando comparados às abordagens tradicionais de tratamento, enquanto não foi possível diferenciarmos os efeitos das intervenções nos desfechos mobilidade, desempenho da marcha, congelamento da marcha e medo de quedas. Esta revisão foi registrada na PROSPERO sob o número CRD42020187320.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Brasileirapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDoença de Parkinsonpt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectTranstornos motorespt_BR
dc.subjectParkinson diseasept_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectMotor disorderspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleEfeitos da realidade virtual comparada à reabilitação convencional na função motora de pacientes com doença de Parkinson: uma revisão sistemática com metanálise e metaregressãopt_BR
dc.typeTesept_BR
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