Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dayanabarbosapina.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Queila Érica Taligliatti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272932534849578pt_BR
dc.creatorPina, Dayana Barbosa-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-16T14:53:49Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2024-01-16T14:53:49Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, os conceitos de integração e inclusão vêm se tornando cada vez mais populares, o que contribui para ampliar a busca dos direitos dos estudantes que sofrem com barreiras de participação e de aprendizagem. No entanto, em geral, há uma falta de compreensão por parte das pessoas em relação à distinção entre esses conceitos e suas principais funções, sendo pertinente ressaltar que tanto seus significados quanto suas aplicações diferem substancialmente. O objetivo do atual trabalho é elucidar a diferença entre integração e inclusão para que pessoas interessadas no tema tenham acesso à leitura para construir novos saberes e entenderem o que realmente acontece na escola de seu familiar/amigo. A metodologia utilizada será pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevista com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrevista nos apresentou diversos aspectos importantes e desafios enfrentados nas instituições de ensino quando se trata de inclusão. Nossos resultados indicam que os processos formativos precisam focar nas concepções e nas distinções que envolvem o processo de integração e inclusão praticados nas escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleIntegração ou inclusão? concepções e práticas educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons