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dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067035873458294pt_BR
dc.contributor.referee1Anecleto, Úrsula Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781613113942036pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Patricia Nora de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701874166391396pt_BR
dc.creatorRezende, Raniele Eveling de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9163801755887851pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T10:57:47Z-
dc.date.available2024-01-12-
dc.date.available2024-01-12T10:57:47Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16465-
dc.description.abstractIssues related to multiliteracies and the need to include them in school practices have proved to be a constitutive part of life in society and the relationships that permeate it. When we think about the increasingly constant presence of multimodal texts in our literacy practices, often enabled by access to Digital Information and Communication Technologies, we also notice changes in the way teachers' lives and work are structured, changes which also affect the teaching-learning process. Given this scenario, the aim of this study is to understand the extent to which the initial training of foreign language teachers can be impacted by a multi-literate world, mediated by multimodal texts, focusing mainly on the curricular internships. For this purpose, the locus of our study is two compulsory subjects for the internship process offered by a Languages department at a Brazilian Federal University. Ten different undergraduate students in Languages, who were studying these subjects and doing their internships at the same time, took part in this research. Within the framework of Applied Linguistics and by means of a qualitative study, we use as theoretical support works on the insertion of teachers in educational spaces from their initial training, on the internship process as a situated space and on multiliteracies. The results point to the importance of thinking about initial training that allows teachers in training to reflect and work critically with multiliteracies in foreign languages, highlighting the constitutive modes of a text and the possibility of building multiple meanings based on its multimodal character.pt_BR
dc.description.resumoQuestões relacionadas aos multiletramentos e à necessidade de incluí-los em práticas escolares têm-se mostrado parte constitutiva da vida em sociedade e das relações que a permeiam. Ao pensarmos na presença cada vez mais constante de textos multimodais em nossas práticas de letramento, muitas vezes propiciadas pelo acesso às TDIC, percebemos também mudanças em relação ao modo como a vida e o trabalho docente se constituem, mudanças que também afetam o processo de ensino e aprendizagem. Diante desse panorama, a presente dissertação tem por objetivo compreender em que medida a formação inicial de professores de Línguas Estrangeiras (LE) pode ser implicada por um mundo multiletrado, com grande presença de textos multimodais, focalizando principalmente o processo de estágio curricular. Para isso, o estudo tem como lócus de pesquisa duas disciplinas obrigatórias ao processo de estágio ofertadas por uma faculdade de Letras em uma Universidade Federal Brasileira. Participam desta pesquisa dez licenciandos em LE distintas que cursam as referidas disciplinas e realizam estágio concomitantemente. No âmbito da Linguística Aplicada e por meio de uma pesquisa qualitativa, temos como aporte teórico trabalhos sobre a inserção do professor nos espaços educacionais desde a formação inicial, o processo de estágio como espaço situado e os multiletramentos. Os resultados sinalizam a relevância de pensarmos em uma formação inicial que permita ao estagiário construir reflexões sobre um trabalho crítico com os multiletramentos em língua estrangeira, destacando-se os modos constitutivos de um texto e a possibilidade de construção de múltiplos sentidos a partir de seu caráter multimodal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectCurricular internshippt_BR
dc.subjectForeign languagespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMultiletramentos e formação inicial de professores de línguas estrangeiras: reflexões sobre o processo de estágiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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