Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16274
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatalopesalves-produtoeducacional.pdf2.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barrére, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735298552666402pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Paulo Victor Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0631397141390775pt_BR
dc.contributor.referee1Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104271477506670pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Rozane da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433578915491616pt_BR
dc.creatorAlves, Renata Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016579273669853pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-04T15:42:50Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-12-04T15:42:50Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16274-
dc.description.abstractThe dynamics and exhibitions involving non-Euclidean objects, where fractals are inserted, allow students to lead to perceptions hitherto hidden by essentially Euclidean concepts. It appears that fractal geometry topics have been inserted in official documents of didactic guidelines for basic education. However, proposals involving approaches to this content still in teacher training courses do not follow the rise observed in the scenario of proposals aimed at elementary and high school. In this sense, this qualitative research is inserted, whose central objective is to explore possibilities for Fractal Geometry to be taught in an on-line and open continuing education course and, consequently, to be inserted in basic education classrooms. The elements that permeate the theoretical foundation of research in the field of Mathematics Education are briefly presented. An overview of a systematic review is presented that sought to investigate trends and concepts in the teaching of fractal geometry in the classroom. To this end, the Taxonomy of Educational Objectives was applied as a tool for the qualitative analysis of Learning Objects. From this, the products developed in this research are presented, namely: the on-line course dedicated to the continuing education of teachers as well as a set of twelve Learning Objects produced in this context. The results of a pilot application of the course are presented and discussed. We based the analysis on a quali-quantitative approach to interpret the data obtained through questionnaires applied to the participants involved in the training course. In general, the course was well accepted by the participants and the teaching material made available was considered adequate for the possible levels of detail on the subject. Finally, future perspectives for research are presented, as well as some final comments.pt_BR
dc.description.resumoAs dinâmicas e exposições que envolvam objetos não euclidianos, onde se inserem os fractais, permitem conduzir os alunos a percepções até então escondidas por conceitos essencialmente euclidianos. Verifica-se que tópicos de geometria fractal vêm sendo inseridos nos documentos oficiais de orientações didáticas para o ensino básico. Contudo, as propostas envolvendo abordagens desse conteúdo ainda em cursos de formação de professores não acompanha a ascensão observada no cenário das propostas voltadas ao ensino fundamental e ensino médio. Nesse sentido, insere-se essa pesquisa de caráter qualitativo cujo objetivo central é explorar possibilidades para que a Geometria Fractal possa ser ensinada em um curso de formação continuada on-line e aberto e, consequentemente, seja inserida em salas de aula da educação básica. São apresentados brevemente os elementos que permeiam a fundamentação teórica da pesquisa no campo da Educação Matemática. Expõe-se um panorama geral de uma revisão sistemática que buscou investigar tendências e concepções no ensino de geometria fractal em sala de aula. Para tal, a Taxonomia dos Objetivos Educacionais foi aplicada como uma ferramenta de análise qualitativa dos Objetos de Aprendizagem. A partir disso, são apresentados os produtos desenvolvidos nessa pesquisa, a saber: o curso on-line dedicado à formação continuada de professores bem como um conjunto de doze Objetos de Aprendizagem produzidos nesse contexto. Os resultados de uma aplicação piloto do curso são apresentados e discutidos. Fundamentamos a análise em uma abordagem quali-quantitativa para interpretar os dados obtidos por meio de questionários aplicados aos participantes envolvidos no curso de formação. De forma geral o curso foi bem aceito pelos participantes e o material didático disponibilizado foi considerado adequado aos possíveis níveis de detalhamento da temática. Por fim são expostas as perspectivas futuras para pesquisa bem como alguns comentários finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria fractalpt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectTaxonomia de bloompt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectVideo lecutrept_BR
dc.subjectBloom’s taxonomypt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem de geometria fractalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons