Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16156
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissaangélicadomingosdasilva.pdfPDF/A855.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Olender, Mônica Cristina Henriques Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5641561328037421pt_BR
dc.creatorSilva, Larissa Angélica Domingos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8575491716622177pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T12:32:20Z-
dc.date.available2023-11-06-
dc.date.available2023-11-09T12:32:20Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16156-
dc.description.abstractThis work has as its theme the devaluation and erasure of the Afro-Brazilian cultural heritage from a perspective of the history of discourses and ideologies related to the black presence in Brazilian society from the formation of memory, culture and national identity and how these influenced policies In order to understand how heritage education can contribute to sensitize the population in relation to marginalized heritage, we sought to understand concepts such as memory as an element that constitutes heritage, but also as an active element in the construction of heritage. culture and national identity. From this movement, we sought to understand the role of black culture in the construction of national identity, established in Brazil from the African diaspora, considering that the black population was used as labor and a form of guarantee of the way of life of the elites during the period of colonization, through the self slave system. Despite the vast culture of this population, it was little considered by the intellectual elites of the time, and these bodies were systematically erased in an attempt to whiten and homogenize the construction of an idea of a nation that influences the way of dealing with and thinking about policies for heritage until the present day. Despite this history, it is possible to perceive different forms of resistance and resignification of black heritage. Therefore, this work aims to reflect on the notion of Brazilian cultural heritage and which populations are heard or neglected when choosing them.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) propõe a reflexão sobre a temática acerca da desvalorização e do apagamento do patrimônio cultural afro-brasileiro, sob uma perspectiva do histórico dos discursos e ideologias relacionados à presença negra na sociedade brasileira, por intermédio da formação da memória, cultura e identidade nacional, além de como essas influenciaram nas políticas públicas patrimoniais implementadas ao longo do tempo. Para isso, bem como para trazer à luz sobre de que maneira a educação patrimonial pode contribuir para sensibilizar a população em relação a patrimônios marginalizados, buscou-se compreender determinados conceitos, tais como identidade, cultura, patrimônio, diáspora africana etc., por intermédio de um recorte bibliográfico, voltado aos estudos raciais e patrimoniais, que lastreou esta pesquisa. À vista disso, no tópico Identidade, Cultura e Memória, há um entendimento conceitual desta última enquanto elemento que constitui o patrimônio e enquanto atuante na construção da cultura e identidade nacionais. Após, no tópico Corpos Negros em diáspora e Patrimônio Cultural Negro, percebe-se que existe, a partir desse movimento edificador, uma importância sobre o papel da cultura negra na construção da identidade nacional, estabelecida no Brasil por meio da diáspora africana, cuja vasta cultura da população negra era pouco considerada pelas elites intelectuais da época e cujos corpos foram apagados de forma sistemática. No tópico O Patrimônio e os instrumentos para a sua preservação: Década de 1930 a 1970 e a criação do SPHAN, discorreu-se a história do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no tocante às políticas públicas de preservação e ao papel dele enquanto instrumento de poder desde a sua fundação até a contemporaneidade. Ao final, concluiu-se que, a despeito de todo o histórico repressivo, é possível perceber diversas formas de resistência e ressignificações do patrimônio negro. Ademais, o presente trabalho possui o intuito de refletir sobre a noção que se tem de patrimônios culturais brasileiros e quais populações são ouvidas ou negligenciadas no momento de elegê-los, de modo a propor uma continuação teórica sobre a temática que correlacione com o Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPatrimônio cultural brasileiropt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural negropt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectBrazilian cultural heritagept_BR
dc.subjectBlack cultural heritagept_BR
dc.subjectPublic policespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleMemórias, território e ancestralidade: o embranquecimento da arquitetura e do patrimônio na perspectiva de um corpo preto em tensionamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons