Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16069
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karinegabriellefernandes.pdf4.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: A interdisciplinaridade no curso de química: possibilidades e atravessamentos tecidos pelo viés da questão animal
Author: Fernandes, Karine Gabrielle
First Advisor: Reis, Ivoni de Freitas
Co-Advisor: Sousa, Rafael Arromba de
Referee Member: Mól, Gerson de Souza
Referee Member: Rosa, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos
Referee Member: Reis, Rita de Cássia
Referee Member: Lopes, José Guilherme da Silva
Resumo: A presente tese parte do pressuposto de que trabalhar interdisciplinarmente as relações entre o currículo da graduação em Química e a temática animal em sua complexidade pode, além de enriquecer e tornar as disciplinas mais interessantes ao olhar dos alunos, auxiliar seu entendimento e da realidade planetária. O objetivo que guiou a pesquisa foi investigar e aplicar meios de inserção, interdisciplinarmente aos saberes químicos, bioquímicos e ambientais, de temáticas voltadas à questão animal. O embasamento teórico para que se perfizesse esse propósito se baseou em princípios bioquímicos voltados à nutrição, (in)sustentabilidade no consumo de animais, ensino e interdisciplinaridade, motivações para inserir a questão animal em sala de aula e revisão sistemática em busca de conceber se e como a temática vem sendo trazida pelos trabalhos da área. As metodologias utilizadas foram de observação total, observação participante e análise do conteúdo, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários. Por meio delas, foi possível: realizar levantamento em busca de compreender como professores de cursos de Química de instituições mineiras públicas de educação superior enxergam a contextualização e a interdisciplinaridade, o que inclui vertentes da questão animal, em suas disciplinas; investigar, na prática, possíveis formas de inserir os assuntos propostos em disciplinas relacionadas à bioquímica e meio ambiente; aplicar as propostas resultantes da investigação a fim de contribuir com uma visão mais ampla do conhecimento; e verificar as percepções dos discentes contemplados quanto aos possíveis impactos da abordagem enquanto profissionais e cidadãos. Ao longo dos caminhos tecidos e percorridos, foi possível compreender que a sabida importância da interdisciplinaridade abre portas para a inclusão dos animais a fim de auxiliar na resolução de problemas, tornar a disciplina mais interessante e atraente, interligar os conhecimentos e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. De forma geral, inserida a temática em sala de aula, os discentes consideram se beneficiar das intervenções, cujos proveitos influenciam tanto a vertente acadêmica-profissional quanto pessoal, se destacando o potencial em facilitar o entendimento da matéria por meio da contextualização e a apresentação de novas perspectivas na esfera tanto ética quanto moral.
Abstract: The present thesis is based on the assumption that working, through an interdisciplinary way, on the relationships between the undergraduate Chemistry curriculum and the animal theme can not only enrich and make the disciplines more interesting in the eyes of students, but also help in their understanding and that of the planetary reality. The aim that guided the research was to investigate and apply means of insertion, through interdisciplinarity between chemical, biochemical and environmental knowledges, of themes related to the animal issue. The theoretical basis for this purpose was grounded on biochemical principles focused on nutrition, (un)sustainability in the consumption of animals, teaching and interdisciplinarity, motivations for inserting the animal issue in the classroom and a systematic review to investigate if and how the theme has been brought up by works in the area. The methodologies used were total observation, participant observation and content analysis, whose data was collected through questionnaires. Through them, it was possible to: carry out a survey in order to understand how professors of Chemistry courses at public higher education institutions in Minas Gerais see contextualization and interdisciplinarity, which includes aspects of the animal issue, in their disciplines; investigate, in practice, possible ways of inserting the proposed subjects in disciplines related to biochemistry and the environment; apply the propositions resulting from the research in order to contribute to a broader view of knowledge; and verify the perceptions of the contemplated students regarding the possible impacts of the approach in them as professionals and citizens. Through the woven paths, it was possible to understand that the known importance of interdisciplinarity opens doors for the inclusion of animals as an aid in solving problems, making the discipline more interesting and attractive, interconnecting knowledge, and contributing to the teachinglearning process. As a general rule, when the subject is inserted in the classroom, the students consider that they benefit from the interventions, which influence both the academicprofessional and personal aspects, highlighting the potential to facilitate the understanding of the subject through contextualization and the presentation of new perspectives in both ethical and moral spheres.
Keywords: Questão animal
Educação química
Interdisciplinaridade
Química ambienta
Bioquímica
Animal issue
Chemistry education
Interdisciplinarity
Environmental chemistry
Biochemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Química
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16069
Issue Date: 1-Jun-2023
Appears in Collections:Doutorado em Química (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons