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dc.contributor.advisor1Calixto, Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Camerino, Luciano Caldas-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Cachel, Andrea-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Bortulucce, Vanessa Beatriz-
dc.contributor.referee3Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAraujo, Marcus Vinicius Carnivali de-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T13:07:53Z-
dc.date.available2023-10-09-
dc.date.available2023-10-10T13:07:53Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16014-
dc.description.abstractThe present work aims to demonstrate how philosophy and art are related in ways that go far beyond the simple analysis/object relationship. Philosophy can inspire and sustain artistic production, just as art can be a manifestation of philosophy through the sensitive. In this context, the event of the birth of Gothic in St. Denis presents himself as our ideal study subject. The ideas of theophany, ineffability of the Principle and metaphysics of Light. developed in the philosophy. inspire and manifest themselves through the Gothic. To demonstrate our thesis, we will seek to understand in depth this philosophical basis using the five books of Periphyseon, by John Scotus Eriugena, and the works of the Corpus Dionysiacum, by Dionysius the Areopagite, we will also use the reports left by Suger and other works from the most diverse fields of knowledge that are related to the issue (philosophy, arts, architecture and history). We will analyze the Gothic, demonstrating how these concepts are manifested in art not as mere coincidence, but as a foundation. The relationship between the stained grass and light as a manifestation of the Principle will be the key point in understanding this relationship between art and philosophy. In this way, we seek to build a solid demonstration of how the Gothic as we know it is only possible on the basis of its philosophy inspiration.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho parte da intenção de demonstrar como a filosofia e a arte se relacionam de maneiras muito mais amplas que uma simples relação de análise/objeto. A filosofia pode inspirar e sustentar uma produção artística, assim como a arte pode ser uma manifestação sensível da filosofia. Nesse contexto, o evento do nascimento do Gótico em St. Denis se apresenta como um objeto de estudo ideal. As ideias de teofania, inefabilidade do Princípio e metafísica da Luz desenvolvidas na filosofia inspiram e se manifestam através da arquitetura Gótica. Para demonstrar isso vamos compreender a fundo essa base filosófica utilizando os cinco livros do Periphyseon de João Escoto Erígena e as obras do Corpus Dionysiacum de Dionísio Areopagita, utilizaremos também os próprios relatos deixados por Suger e demais obras dos mais diversos campos que se relacionam com a questão (como filosofia, artes, arquitetura e história). Analisaremos o Gótico demonstrando como esses conceitos se manifestam na arte não como mera coincidência, mas como fundamento. A relação entre os vitrais e a luz enquanto manifestação do Princípio será o ponto chave na compreensão dessa relação entre arte e filosofia. Dessa forma, buscaremos construir uma demonstração sólida de como o Gótico como conhecemos só é possível a partir da sua inspiração filosófica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectDionísiopt_BR
dc.subjectErígenapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectDionysiuspt_BR
dc.subjectEriugenapt_BR
dc.subjectAestheticpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleLux veritatis: neoplatonismo, teoria da luz e estética góticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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