Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15826
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunagomesbotelho.pdfPDF/A1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação alimentar e nutricional em grupo: a autopercepção alimentar e corporal
Author: Botelho, Bruna Gomes
First Advisor: Vincha, Kellem Regina Rosedo
Co-Advisor: Silva, Clarice Lima Álvares da
Referee Member: Carneiro, Angélica Cotta Lobo Leite
Referee Member: Silva, Clarice Lima Álvares da
Resumo: A compreensão da percepção das escolhas alimentares e do corpo é fundamental para coordenar as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em grupo. Esse trabalho teve por objetivo identificar a autopercepção das escolhas alimentares e da imagem corporal de participantes de um grupo educativo antes e depois de uma intervenção nutricional. Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa com entrevista semiestruturada, antes e depois da intervenção. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da Análise de Conteúdo Temática. Dos 27 participantes que iniciaram a pesquisa, finalizaram 11. Nas entrevistas desses, foram identificadas as categorias cognitivo, afetiva, sensorial e habilidade referentes a autopercepção da alimentação e a categoria saúde e corpo referente a autopercepção corporal. A abordagem dessas categorias nas ações de EAN parece influenciar na realização de melhorias do comportamento alimentar. Conclui-se a importância da autopercepção alimentar e corporal para caracterizar e basear as ações de EAN dentro de grupos para a promoção da saúde.
Abstract: To understand the perception of food choices and body is fundamental to coordinate the group actions of Food and Nutrition Education (FNE). This study aimed to identify the self-perception of food choices and body image of participants in an educational group before and after of a nutritional intervention. A qualitative descriptive research was conducted with semi-structured interviews, before and after the intervention. The interviews were recorded, transcribed and analyzed through Thematic Content Analysis. Of the 27 participants who started, they finished 11. In their interviews, the categories cognitive, affective, sensory and ability referring to self-perception of diet and the category health and body referring to body self-perception were identified. The approach of these categories in EAN actions seems to influence the achievement of improvements in eating behavior. It is concluded the importance of eating and body self-perception to characterize and base the actions of NAS within groups for health promotion.
Keywords: Educação alimentar e nutricional
Pesquisa qualitativa
Comportamento alimentar
Autoimagem
Food and nutrition education
Qualitative research
Feeding behavior
Self-concept
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15826
Issue Date: 12-Nov-2019
Appears in Collections:Nutrição - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons