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dc.contributor.advisor1Silvestre, Carina Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1791505264817019pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sabrina Cerqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757541282986479pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Mariana de Almeida Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorEscala, Lucas Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-19T11:37:04Z-
dc.date.available2023-07-18-
dc.date.available2023-07-19T11:37:04Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA resistência aos antimicrobianos (AMR) é uma ameaça à saúde pública global e socioeconômica. Neste contexto, estratégias educacionais podem prevenir e conscientizar a população e os profissionais da saúde para o combate a resistência aos antimicrobianos. Durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento considerável no consumo desses medicamentos, levantando um alerta relacionado à AMR. Diante disso, buscou-se mapear e identificar a literatura disponível relacionada às estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo baseada nos manuais de Joanna Briggs Institute e nos critérios do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Realizou-se uma busca sistematizada nas principais bases de dados (EMBASE, LILACS, MedLine/PubMed, The Cochrane Library e Web of Science) e na literatura cinzenta. Foram incluídos estudos originais completos, quantitativos ou qualitativos, de delineamento experimental ou observacional. Foram encontradas 2293 publicações, após retirar as duplicatas e o processo de seleção às cegas, 22 artigos foram selecionados. Todos os 22 (100%) trabalhos foram publicados em inglês, dentre eles, 14 (63,6%) foram realizados na Europa, seis (27,3%) na Ásia e dois (9,1%) na África. Diversos tipos de estratégias foram encontrados, sendo eles: jogos interativos, campanhas online, roadshow, musical ou peças de teatro, oficinas ou estações de engajamento e grupos de intervenção. A aplicação destas estratégias educacionais são ferramentas úteis para conscientizar e promover o uso racional dos antimicrobianos e diminuição da AMR, especialmente nos países de baixa e média renda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectResistência aos antimicrobianospt_BR
dc.subjectEstratégias educacionais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleEstratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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