Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marceleaparecidanogueiradonascimento.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar sensível para as crianças em situação de abandono: o que a sociedade faz com o abandonado
Autor(es): Nascimento, Marcele Aparecida Nogueira
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Milanês, Olga Alicia Galhardo
Resumo: O presente trabalho resgata práticas educacionais desenvolvidas e voltadas para crianças e adolescentes em situação de abrigo e abandono ao longo da história nacional. Atualmente, denominada como acolhimento institucional, esta prática é garantida pela Lei 8069/90 como uma medida de proteção, e suas unidades de atendimento social são entendidas como espaços socioeducativos. Além disso, busca destacar a forma como os abandonados foram e são tratados pela sociedade que tem se revelado preconceituosa e que tem o pensamento distante do ideal de desenvolvimento integral preconizado pela citada lei, prevalecendo práticas pautadas no desrespeito à subjetividade daqueles que deveriam ser a razão de sua existência. Assim, este trabalho busca não apenas fazer um resgate histórico dessas práticas, a partir da apresentação da realidade atual, constatada por meio da observação-participante, mas também inserir tais práticas no âmbito do funcionamento de uma sociedade desigual, de modo que seja possível uma posterior reflexão e proposição de um trabalho socioeducativo que venha a ser realmente significativo para os acolhidos institucionalmente nesses espaços.
Abstract: _
Palavras-chave: Estatuto da Criança e Adolescente
Sociedade
Abandono Abrigo
Medidas de Proteção
Educação
Estatuto da Criança e Adolescente
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
Data do documento: 8-Jun-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons