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Tipo: Tese
Título: (Tele)informar é tomar partido? Uma análise sobre as representações das políticas públicas de educação no jornalismo audiovisual brasileiro
Autor(es): Martins, Simone Teixeira
Primeiro Orientador: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Membro da banca: Thomé, Cláudia de Albuquerque
Membro da banca: Mata, Jhonatan Alves Pereira
Membro da banca: Temer, Ana Carolina Pessôa
Membro da banca: Andrade, Ana Paula Goulart de
Resumo: Ao longo de pouco mais de 70 anos de existência, o telejornalismo brasileiro tornou-se um lugar de referência e de acesso à informação para toda a população. Por meio dos conteúdos veiculados pela TV o público passou a se informar, criar opiniões, tomar conhecimento do mundo em que está inserido e a se certificar dos problemas e acontecimentos que o rodeia. Nesse sentido, a proposta de nosso trabalho é a de analisar, por meio da metodologia da Análise da Materialidade Audiovisual (COUTINHO, 2016), as notícias veiculadas sobre as Políticas Públicas Educacionais Brasileiras ao longo do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (2019) pelo telejornal de maior audiência da TV aberta brasileira, o Jornal Nacional. Destacamos a centralidade dos noticiários televisivos como forma de conhecimento da maioria da população brasileira para questionar o modo como as informações são transmitidas (ou deixam de ser) a seus telespectadores. Nossa hipótese norteadora é a de que não é possível reconhecer, a partir da realidade mostrada nos noticiários televisivos, quais são as Políticas Públicas de Educação do governo Bolsonaro, tampouco a forma como a Educação foi proposta. As informações sobre Educação circuladas pareciam sinalizar uma oferta individualizada, não se constituindo em uma Política Pública. Julgamos que seja papel do telejornalismo reforçar que a Educação é um direito de todos e não uma escolha individual. Nossa hipótese, confirmada, é a de que não há cobertura sobre o tema como política social, de Estado, pelo Jornal Nacional. Consequentemente, o JN acaba por descumprir os princípios da TV – de educar, informar e entreter -, assim como não adota o papel orientador para a população.
Abstract: Over just over 70 years of existence, Brazilian television journalism has become a place of reference and access to information for the entire population. Through the contents aired on TV, the public began to inform themselves, create opinions, become aware of the world in which they are inserted and become aware of the problems and events that surround them. In this sense, the purpose of our work is to analyze, through the methodology of the Analysis of Audiovisual Materiality (COUTINHO, 2016), the news published about Brazilian Educational Public Policies during the first year of the Jair Bolsonaro government (2019) by the newscast with the highest audience on Brazilian open TV, Jornal Nacional. We highlight the centrality of television news as a form of knowledge for the majority of the Brazilian population to question the way in which information is transmitted (or ceases to be) to its viewers. Our guiding hypothesis is that it is not possible to recognize, from the reality shown on television news, what the Public Education Policies of the Bolsonaro government are, nor the way in which Education was proposed. The circulated information about Education seemed to signal an individualized offer, not constituting a Public Policy. We believe that it is the role of telejournalism to reinforce that Education is everyone's right and not an individual choice. Our hypothesis, confirmed, is that there is no coverage on the subject as a social policy, of the State, by Jornal Nacional. Consequently, JN ends up failing to comply with the principles of TV – to educate, inform and entertain –, just as it does not adopt the guiding role for the population.
Palavras-chave: Políticas públicas de educação
Educação
Telejornalismo
Governo Bolsonaro
Análise da materialidade audiovisual
Public education policies
Education
Telejournalism
Bolsonaro government
Analysis of audiovisual materiality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15442
Data do documento: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação (Teses)



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