Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15262
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
herileamattosdacosta.pdf3.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Barrére, Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCosta, Heriléa Mattos da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T12:03:58Z-
dc.date.available2023-04-04-
dc.date.available2023-04-05T12:03:58Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15262-
dc.description.abstractThis research aimed to seek, establish selection criteria, map, analyze and comment on dissertations that involve the use of activities with programming in the Scratch software, in the classroom, in the teaching of mathematics to students of Elementary School II. This was done with the aim of developing an educational product aimed at mathematics teachers who are interested in this didactics in the classroom. The product built was a website, in the hope of collaborating with teachers who want to introduce Scratch into their classes and don't know how. Activities by several authors were made available on the website, with different problems and contents, dealing with various skills addressed by the BNCC (2018) to be worked with Elementary School students in a simplified and objective way, facilitating the teaching work. To carry out this research, the methodology of Systematic Literature Review was used. A total of 14 dissertations were selected to be read in full with the purpose of collecting the necessary data to make the desired educational product. The works are strongly based on Papert's (1985) teaching methodology, using the idea of Constructionism and encouraging the use of computers in favor of education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se propôs a buscar, estabelecer critérios de escolha, mapear, analisar e comentar dissertações que envolvem a utilização de atividades com programação no software Scratch, em sala de aula, no ensino de matemática para alunos do Ensino Fundamental II. Isto foi feito com a finalidade de desenvolver um produto educacional voltado para professores de matemática que tenham interesse nessa didática em sala de aula. O produto construído foi um site, na esperança de conseguir colaborar com o professor que quer inserir o Scratch em suas aulas e não sabe como. Foram disponibilizadas no site atividades de vários autores, com problemas e conteúdos diversos, que tratam de variadas habilidades abordadas pela BNCC (2018) para serem trabalhadas com os alunos do Ensino Fundamental de forma simplificada e objetiva, facilitando o trabalho docente. Para a realização desta pesquisa utilizou-se a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura. Selecionou-se um total de 14 dissertações a serem lidas integralmente com o propósito de coletar os dados necessários à confecção do produto educacional almejado. Os trabalhos se baseiam fortemente na metodologia de ensino de Papert (1985), utilizando a ideia do Construcionismo e o incentivo ao uso de computadores a favor da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectSitept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectCompetenciespt_BR
dc.subjectSitept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleO uso de programação com o Scratch na sala de aula de matemática no ensino básico: um estudo de atividades com possibilidades de utilização no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons