Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13494
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sebastiaojorgenascimentochagas.pdfPDF/A4.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1113461554354955pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Teresa Cristina Janes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3412619629209873pt_BR
dc.creatorChagas, Sebastião Jorge Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4144413190252356pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T11:32:20Z-
dc.date.available2021-10-07-
dc.date.available2021-10-07T11:32:20Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00461-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13494-
dc.description.abstractThis dissertation was prepared under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case intends to characterize and analyze the purchasing process at UFJF, with a focus on equipment purchases of Information and Communication Technology (ICT). In this sense, the research sought to highlight the origin of the increase in this type of purchase, from the expansion that took place at UFJF after the Support Program for Federal Universities Restructuring and Expansion Plans (REUNI), in which the University obtained a substantial increase in all its staff and these acquisitions were essential to support the growth that took place in this period. The objectives defined for this research, through the documental and bibliographic base raised, were the detailed analysis and characterization of the current ICT equipment purchase process, where through the research tools that were used in the field it was proven that the current process can be improved, taking into account the principles of efficiency and economy in public procurement. The methodology of this research is characterized as qualitative, since a comparative analysis of purchases made by administrative units in relation to the activities developed and the models acquired was used, based on the utilization of documentary and bibliographic research. In this sense, within the findings, the choice of computer models in relation to the activities developed and the problems faced by the applicants in this purchasing process is highlighted, thus actions were proposed in the Educational Action Plan (PAE) to improve the problems pointed out in these findings and in this way, improve the ICT purchasing process for the porpuse of make it more efficient in order to better meet the expectations of the applicants and guide it by the economy in relation to the choice of equipment to be acquired to carry out certain activities.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). O caso de gestão pretende caracterizar e analisar o processo de compras na UFJF, com o enfoque para as aquisições de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, a pesquisa buscou evidenciar a origem do aumento ocorrido neste tipo de compra, a partir da expansão ocorrida na UFJF após a adesão da instituição ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), na qual a Universidade obteve um aumento substancial em todos os seus quadros e estas aquisições foram essenciais para dar suporte ao crescimento ocorrido neste período. Os objetivos definidos para esta pesquisa, através da base documental e bibliográfica levantada, foram a análise e a caracterização detalhadas do atual processo de compras de equipamentos de TIC, onde através das ferramentas de pesquisa que foram utilizadas em campo foi comprovado que o atual processo pode ser aperfeiçoado, levando em consideração os princípios da eficiência e da economicidade nas compras públicas. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como qualitativa, uma vez que foi utilizada a análise comparativa das compras realizadas pelas unidades administrativas em relação às atividades desenvolvidas e os modelos adquiridos, a partir do emprego da pesquisa documental e bibliográfica. Neste sentido, dentro dos achados é destacado a escolha dos modelos de computadores em relação às atividades desenvolvidas e os problemas enfrentados pelos requisitantes neste processo de compras, assim foram propostas ações no Plano de Ação Educacional (PAE) para melhorar os problemas apontados nestes achados e deste modo aprimorar o processo de compras de TIC com o intuito de torná-lo mais eficiente a fim de atender melhor às expectativas dos requisitantes e norteá-lo pela economicidade em relação à escolha do equipamento que se pretende adquirir para a realização de determinadas atividades.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompras públicaspt_BR
dc.subjectAquisições de TICpt_BR
dc.subjectEconomicidadept_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectPublic purchasespt_BR
dc.subjectICT acquisitionspt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs compras de equipamentos de TIC nas unidades administrativas da UFJF: uma proposta de novos procedimentos para aperfeiçoar o processopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons